ALES - Comissão de Educação discute sobre bibliotecas em escolas
Comissão de Educação começa às 13 horas, no Plenário Judith Leão (Foto: Ellen Campanharo)

Para a reunião desta segunda-feira, colegiado convidou Júlive Argentina Serra, delegada no Espírito Santo do Conselho Regional de Biblioteconomia.

A importância das bibliotecas nas escolas estaduais com profissionais habilitados será tema da próxima reunião da Comissão de Educação, na segunda-feira (15), às 13 horas, no Plenário Judith Leão Castelo Ribeiro.

Para abordar o assunto, o colegiado convidou a delegada no Espírito Santo do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB) da 6° Região (MG/ES), Júlive Argentina Santos Serra. De acordo com Júlive Serra, a atuação do profissional habilitado traz inúmeros benefícios para as instituições públicas de ensino, podendo ser uma ferramenta no combate à evasão escolar e aos problemas de aprendizagem.

“Vamos levar o exemplo de alguns municípios que adotaram essa medida e viram diferença no desempenho dos alunos da rede pública”, disse a delegada regional.

Lei Federal

A Lei Federal 12.244/2009 estabelece, no Artigo 3o, que os sistemas de ensino públicos e privados deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de bibliotecário, disciplinada por leis anteriores.

Segundo Júlive Serra, as escolas estaduais no Espírito Santo não dispõem de bibliotecário, mas o CRB está se discutindo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) a respeito dessa adequação que, conforme a norma, passa a valer em 2020.

A comissão é presidida pelo deputado Vandinho Leite (PSDB). O Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) é o vice. Sergio Majeski (PSB), Dr. Emilio Mameri (PSDB) e Dary Pagung (PSB) são membros efetivos. Já os suplentes são Alexandre Xambinho (Rede), Renzo Vasconcelos (PP), Hudson Leal (PRB), Enivaldo dos Anjos (PSD) e Euclério Sampaio (sem partido).

Fonte: Silvia Magna / Assembleia Legislativa do ES

DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui