África, nós podemos fazer missões!

0
151
África, nós podemos fazer missões!
Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução

Uma conversa com os jovens cristãos africanos

“O ocidente tem escolas, secretarias e cultos de missões, e nós orientais, em especial africanos?

Queridos amigos e irmãos, resolvi ser breve nas minhas palavras simplesmente para despertar um interesse primordial no nosso meio, como jovens. Creio nos visionários e humildes, nascidos ou residindo no nosso belo continente africano.

Temos entre nós, desde os tempos coloniais, a presença de igrejas… a católica começou, mas as protestantes mostraram a liderança no falar sobre Jesus Cristo em nosso meio.

- Publicidade -

Certo disso, pretendo dizer aos jovens que existe pouca ação missionária na camada juvenil em África. Geralmente foram os nossos pais, as vezes consagrados que se prontificaram em pregar o evangelho de casa em casa. Por outro lado, até as igrejas africanas se acomodaram numa lentidão tradicional, deixando o evangelho para os nossos irmãos do ocidente. Negócio vago!

Hoje, um dos motivos que não nos une tem o nome de tribalismo, como é o caso de Moçambique, meu país africano, onde jovens não saem da sua cidade, província, aldeia para outra, com objetivo de fazer missões centralizadas em Cristo. O medo de sair e fazer missões apavora não só os jovens, mas também os próprios pastores que arquivam como se fosse um documento.

Já muito se falou na unidade nacional, mas isso é um tabu. Quando se trata de missões, não há unidade. Cada um quer defender sua cultura, sua língua, sua denominação, menos Cristo além fronteira. A pergunta é: Nós podemos fazer missões? Acredito que muitos podem dizer: “Sim!” – Mas, aí eu cogito: “Como?”

Quero acreditar que uma das respostas seja: “Quebrando paradigmas que nos inflamam a comodidade doentia, ao egocentrismo eclesiástico”.

Devemos saber que a igreja não perde quando envia jovem para fazer missões em nome de Jesus, pois Deus também é missionário – pelo menos o Deus da Bíblia é!

É hora de ver os do Norte visitando os do Centro e Sul, e vice-versa. É chegado o tempo de entender que os que vão, vão com os que ficam; e os que ficam, ficam com os que vão. Ou seja, a igreja fixa trabalha com a móvel, e a móvel com a fixa. Somente fazendo assim, teremos igrejas africanas fazendo missões locais, nacionais e transculturais.

Teremos igrejas com escolas, secretarias e cultos de missões funcionando. Teremos uma geração de jovens apaixonados pelo “Ide de Cristo”. Nas faculdades teremos jovens cristãos se reunindo nos intervalos para orar e compartilhar a Palavra aos demais colegas. Assim, logo a África estará enviando seus missionários para outros continentes, que na maioria das vezes serão jovens.

Mas para isso, exige-se responsabilidade nossa como jovens para com a Palavra de Deus e com amor ao próximo. Vamos despertar, principalmente nós, os jovens.

Atualmente tem acontecido conferências anuais de jovens, e o tema que menos se fala é “missões”. Por que? Existem muitas razões para tal, mas aponto que é por falta de conhecimento e incentivo.

Contudo, acredito no potencial da África! Entendo que existem remanescentes que podem mudar esse histórico. Existem jovens que respiram missões, amam, mas ninguém os incentiva; outros, porém, por falta de recursos, não só financeiro, mas também ferramentas visionárias, acabam se ofuscando.

Deus tem muito para e pelo continente Africano. Nós podemos fazer missões, visto que Deus é por nós. Temos muito que fazer e dar sobre missões, pois o Evangelho é poder de Deus para a salvação dos que creem em Jesus.

Não vamos dar preguiça à nossa mente, nem para nossa espiritualidade. Vamos nos defender sim, mas também vamos atacar contra o mal. Em especial, essa cegueira de falta de missões.

Desejo que você, jovem, tenha essa visão de que você, sim, em Cristo pode vencer na vida e fazer missões. Nunca faça isso para enriquecer seu status, mas veja como um belo convite para participar da visão do Reino de Deus em Cristo nas Nações.

Que o Deus missionário cuide de ti.

[ Texto de colaboração voluntária. Seu teor é de total responsabilidade do autor. ]
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui