África, nós podemos fazer missões!
Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução

Uma conversa com os jovens cristãos africanos

“O ocidente tem escolas, secretarias e cultos de missões, e nós orientais, em especial africanos?

Queridos amigos e irmãos, resolvi ser breve nas minhas palavras simplesmente para despertar um interesse primordial no nosso meio, como jovens. Creio nos visionários e humildes, nascidos ou residindo no nosso belo continente africano.

Temos entre nós, desde os tempos coloniais, a presença de igrejas… a católica começou, mas as protestantes mostraram a liderança no falar sobre Jesus Cristo em nosso meio.

Certo disso, pretendo dizer aos jovens que existe pouca ação missionária na camada juvenil em África. Geralmente foram os nossos pais, as vezes consagrados que se prontificaram em pregar o evangelho de casa em casa. Por outro lado, até as igrejas africanas se acomodaram numa lentidão tradicional, deixando o evangelho para os nossos irmãos do ocidente. Negócio vago!

Hoje, um dos motivos que não nos une tem o nome de tribalismo, como é o caso de Moçambique, meu país africano, onde jovens não saem da sua cidade, província, aldeia para outra, com objetivo de fazer missões centralizadas em Cristo. O medo de sair e fazer missões apavora não só os jovens, mas também os próprios pastores que arquivam como se fosse um documento.

Já muito se falou na unidade nacional, mas isso é um tabu. Quando se trata de missões, não há unidade. Cada um quer defender sua cultura, sua língua, sua denominação, menos Cristo além fronteira. A pergunta é: Nós podemos fazer missões? Acredito que muitos podem dizer: “Sim!” – Mas, aí eu cogito: “Como?”

Quero acreditar que uma das respostas seja: “Quebrando paradigmas que nos inflamam a comodidade doentia, ao egocentrismo eclesiástico”.

Devemos saber que a igreja não perde quando envia jovem para fazer missões em nome de Jesus, pois Deus também é missionário – pelo menos o Deus da Bíblia é!

É hora de ver os do Norte visitando os do Centro e Sul, e vice-versa. É chegado o tempo de entender que os que vão, vão com os que ficam; e os que ficam, ficam com os que vão. Ou seja, a igreja fixa trabalha com a móvel, e a móvel com a fixa. Somente fazendo assim, teremos igrejas africanas fazendo missões locais, nacionais e transculturais.

Teremos igrejas com escolas, secretarias e cultos de missões funcionando. Teremos uma geração de jovens apaixonados pelo “Ide de Cristo”. Nas faculdades teremos jovens cristãos se reunindo nos intervalos para orar e compartilhar a Palavra aos demais colegas. Assim, logo a África estará enviando seus missionários para outros continentes, que na maioria das vezes serão jovens.

Mas para isso, exige-se responsabilidade nossa como jovens para com a Palavra de Deus e com amor ao próximo. Vamos despertar, principalmente nós, os jovens.

Atualmente tem acontecido conferências anuais de jovens, e o tema que menos se fala é “missões”. Por que? Existem muitas razões para tal, mas aponto que é por falta de conhecimento e incentivo.

Contudo, acredito no potencial da África! Entendo que existem remanescentes que podem mudar esse histórico. Existem jovens que respiram missões, amam, mas ninguém os incentiva; outros, porém, por falta de recursos, não só financeiro, mas também ferramentas visionárias, acabam se ofuscando.

Deus tem muito para e pelo continente Africano. Nós podemos fazer missões, visto que Deus é por nós. Temos muito que fazer e dar sobre missões, pois o Evangelho é poder de Deus para a salvação dos que creem em Jesus.

Não vamos dar preguiça à nossa mente, nem para nossa espiritualidade. Vamos nos defender sim, mas também vamos atacar contra o mal. Em especial, essa cegueira de falta de missões.

Desejo que você, jovem, tenha essa visão de que você, sim, em Cristo pode vencer na vida e fazer missões. Nunca faça isso para enriquecer seu status, mas veja como um belo convite para participar da visão do Reino de Deus em Cristo nas Nações.

Que o Deus missionário cuide de ti.

[ Texto de colaboração voluntária. Seu teor é de total responsabilidade do autor. ]
DEIXE UM COMENTÁRIO_____________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui