spot_img
spot_img
23.9 C
Vila Velha

ABIBET, um dos mais importantes órgãos da Convenção Batista Brasileira (CBB) completou 50 anos

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
ABIBET, um dos mais importantes órgãos da Convenção Batista Brasileira (CBB) completa 50 anos
Com meio século de existência, a ABIBET se destaca pela qualidade trabalho desenvolvido desde 1970. | Foto: Abibet/CBB

Ao longo dos últimos 50 anos a Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) tem sido fundamental na qualificação dos obreiros que são oferecidos às Igrejas locais.

Não fosse a pandemia de COVID-19 que no momento o Brasil enfrenta, o dia 16 de abril de 2020 seria marcado pela comemoração do cinquentenário da ABIBET, um dos mais importantes órgãos da Convenção Batista Brasileira (CBB).

Pouco conhecido de grande parte dos membros das Igrejas da denominação, a Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico (ABIBET) tem importância fundamental na vida dos quase 2 milhões de crentes Batistas no Brasil, já que desde a sua fundação, esse órgão regulamenta e coopera com o planejamento pedagógico e a grade curricular das melhores instituições de ensino teológico do país.

Numa época em que pouco se falava em currículo unificado, ou em regulamentação do Ministério da Educação (MEC) para cursos de Teologia, a ABIBET surgiu como associação criada, a partir da matriz denominacional Batista, para garantir a qualificação teológica, espiritual e denominacional dos seminários batistas.

O esboço do projeto do que viria a ser a ABIBET começou a ser desenhado ainda no ano de 1967, na 1ª Conferência de Educação Teológica, no templo da Igreja Batista 2 de Julho em Salvador-BA, que, na época, tinha na sua presidência o então reitor do Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB), pastor David Mein.

Três anos depois desse marco inicial e após longas trocas de correspondência com reitores dos seminários que estavam dispostos a se filiarem ao novo órgão, nascia, no dia 16 de abril de 1970, a ABIBET, Associação Brasileira de Instituições Batistas de Ensino Teológico. A importância do órgão é atestada pelo fato de já no seu primeiro ano, sob a presidência do pastor João Filson Soren, nove das mais importantes instituições de Ensino Teológico se filiarem à ABIBET.

ABIBET, um dos mais importantes órgãos da Convenção Batista Brasileira (CBB) completa 50 anos
A ABIBET também se destaca por sua parceria com os seminários filiados, hoje conta com 45 instituições de ensino. | Foto: Abibet/CBB

Ao longo dos últimos 50 anos, essa Associação tem sido fundamental na qualificação dos obreiros que são oferecidos às Igrejas locais; logo, seu impacto atinge toda a denominação que será pastoreada por esses egressos dos seminários filiados à Instituição.

Além disso, a ABIBET funciona como ponto de intercâmbio entre instituições de diversas regiões do país. Isso contribui para que as metodologias de ensino sejam alinhadas e que o rigor teológico seja um norteador das grades curriculares dos seminários que formam homens e mulheres para o labor pastoral. Como resultado disso, a Associação, que começou com nove entidades filiadas, hoje conta com 45 instituições de ensino.

Isso ressalta a qualidade do bom trabalho desenvolvido desde o ano de 1970. Nesse meio século de vida, a ABIBET foi uma ferramenta de Deus na melhoria do ensino Teológico no país, promovendo Congressos Teológicos, Fóruns, Simpósios e tendo forte papel na editoração de revistas acadêmicas, cujos artigos revelam a riqueza e a pluralidade da produção teológica ao longo dos anos, fornecendo também com esses materiais impressos, uma fonte de estudos para futuros historiadores que desejem entender a evolução do ensino de Teologia do Brasil em seus diversos matizes.

A ABIBET também se destaca por sua parceria com os seminários filiados na promoção de uma educação Teológica que aponte para o Reino de Deus. Que sob a Graça de Cristo comemoremos esses 50 anos, olhando para a estrada adiante, onde novos desafios serão enfrentados. E que Deus conduza esta honrada associação nos anos que virão.

Fonte: CBB

Colabore com o trabalho do portal Seara News, contamos com seu apoio para ampliar e fortalecer nossa atuação, acesse agora apoia.se/searanews e faça sua doação.

Seara News 25 anos

DEIXE UM COMENTÁRIO ABAIXO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News