spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

A Urgência do Discipulado

Todo cristão é um discípulo; mas, o discipulado é mais do que a aceitação dos ensinamentos de Cristo e a identificação com uma igreja local

EM FOCO

Aniel Ventura
Aniel Ventura
Natural de Afonso Cláudio (ES), casado com Deuzeny Ribeiro, pai de Fellipe, Evangelista da Assembleia de Deus Ministério de Cobilândia, em Vale Encantado, Vila Velha (ES), Bacharel em Teologia pelo Instituto Daniel Berg.
A Urgência do Discipulado
Capa da Lição 12 da Escola Dominical – 1º Trim 2021 | CPAD

Escola Dominical – Comentário de apoio da Lição 12, do 1º trimestre de 2021 – A Urgência do Discipulado – O Verdadeiro Pentecostalismo.

Aniel Ventura

Após a ressurreição, Jesus deu uma ordem aos seus discípulos: pregar o Evangelho e fazer discípulos de todas as nações. Todo Seu ministério e ensinamentos giravam em torno dessa tarefa (Mt 28.18-20). A igreja deve ir a todo o mundo e pregar o evangelho a todos, de conformidade com a revelação do NT, da parte de Cristo e dos apóstolos (Ef 2.20). Esta tarefa inclui a responsabilidade de enviar missionários a todas as nações, anunciando o evangelho genuíno centralizado no arrependimento e na remissão dos pecados (Lc 24.47), na promessa do recebimento do dom do Espírito Santo (At 2.38), e na exortação de separar-nos desta geração perversa (At 2.40;13.1-4), ao mesmo tempo em que esperamos a volta de Jesus (At 3.19,20; 1 Ts 1.10).

I – O QUE É O DISCIPULADO

Todo cristão, é um discípulo; porém, o discipulado não é simplesmente a aceitação dos ensinamentos de Cristo, muito menos a identificação com uma igreja.

Discipulado é uma forma específica de viver (Jo 13.15). O discípulo é o aluno que aprende as palavras, os atos e o estilo de vida de seu mestre, com a finalidade de ensinar a outros (2Tm 2.2). É alguém que se submete voluntariamente ao senhorio de Cristo, desejando converter-se em seu imitador, em pensamentos, palavras e obras (1Co 11.1).

A grande comissão não é um chamado para um novo plano de ação, mas o desenvolvimento do próprio método da missão vivida por Jesus aqui na terra. Assim, o discipulado cristão é o relacionamento entre mestre e aluno, baseado nos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos (Mt 10.25).

A Escola Dominical é a maior e mais acessível agência de educação cristã. Ela auxilia a todas as faixas etárias numa maior compreensão das Escrituras. Porém, ela não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens e sim, os pais. Entretanto, o ensino de nossos filhos precisa começar, sem dúvida, no lar, assim recomenda a Palavra de Deus (Dt 6.1-9; Ef 6.1-4).

II – O TRIPÉ DO DISCIPULADO: PALAVRA, COMUNHÃO E SERVIÇO

A Palavra de Deus transforma vidas e é dinâmica quando opera em nós. Por esse motivo, ela aplicava-se aos cristãos judeus do século I, da mesma forma que se aplica aos cristãos de hoje em dia. A Palavra de Deus penetra através do nosso exterior e revela o que está dentro de nós, no mais profundo de nosso ser. A metáfora da espada de dois gumes retrata a Palavra de Deus que “…penetra até à divisão da alma, e do espírito e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração…”, revelando o que realmente nós somos (Hb 4.12).

Lucas mostra no livro de Atos, que a igreja do primeiro século, persistia na oração, na comunhão e nos ensinos dos apóstolos. Estes ensinos formavam um mapa prático não somente para aquela igreja iniciante, mas, para a igreja de todas as épocas (Lc 2.42).

A comunhão (gr. κοινωνια – koinonia) para os primeiros cristãos significava associação e relacionamentos íntimos. Isto não era simplesmente estarem juntos e nem uma simples reunião religiosa. Mas envolvia compartilhamento de bens, das refeições e orações (At 2.44).

Jesus certa ocasião, olhou à multidão que o seguia e referiu-se a ela como um campo pronto para a colheita, porém era muito serviço para poucos operários, então Jesus ordenou aos seus discípulos: “Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande ceifeiros para a sua seara”. Precisamos nos dispor pois, muitas pessoas entregarão suas vidas a Cristo se alguém se dispor a explicar-lhes como fazer isso (Mt 9.36-38).

III – O DISCIPULADO E O CRESCIMENTO SADIO DA IGREJA

Pedro diz que a graça e a paz são multiplicadas pelo conhecimento (gr. επιγνωσις – epignosis) de Deus e de Jesus Cristo, nosso Senhor (2 Pe 1.2). No grego, a palavra empregada para conhecimento é gnosis, mas Pedro acrescenta o prefixo epi, que significa completo, claro, pessoal.

A fé em Cristo e o conhecimento dele, levam ao crescimento espiritual e impulsionam os crentes a fazer diferença no mundo e a perseverar na fé até o fim (1Co 15.58).

O crescimento quantitativo de uma igreja, precisa ser precedido do crescimento qualitativo, resultado de uma semeadura provida de todos os cuidados necessários para que haja uma boa colheita (Mt 13:23). Os verdadeiros discípulos, são aqueles que recebem a Jesus, acreditam em suas palavras e permitem que ele seja importante em suas vidas. Estas pessoas dão frutos e transmitem as Boas Novas a outros também.

Paulo e Barnabé foram chamados à obra missionária e enviados pela igreja de Antioquia. As Escrituras do Novo Testamento não mostram que eles tenham sido enviados aos campos para realizarem trabalhos sociais ou políticos, servindo ao império romano e sim, para conduzir pessoas a Cristo (At 16.31; 20.21), livrá-las do poder de Satanás (At 26.18), levá-las a receber o Espírito Santo (At 19.6) e organizá-las em igrejas.

CONCLUSÃO

Como discípulo de Cristo e pregador do evangelho, o crente precisa estar seguro que além do evangelho não há esperança, não há remédio nem solução para o homem sem Deus. Ele nos deu o ministério da reconciliação e também pôs em nós a palavra da reconciliação, “de sorte que somos embaixadores da parte de Cristo […] (2 Co 5.20). Conscientizemos e saímos ao campo a batalhar em favor dos perdidos a fim de enchermos a mesa do Pai! Então, Mãos à obra!

Leia também:
A importância do discipulado para a sobrevivência da igreja na africa

Bibliografia
– Comentário Bíblico do Novo Testamento Aplicação Pessoal – Vol I – CPAD

– Comentário Bíblico do Novo Testamento Aplicação Pessoal – Vol ll – CPAD
– O Novo Comentário Bíblico N.T. Earl D. Radmacher, Ronald B. Allen e H
– A Família Cristã no Século XXI – Elinaldo Renovato – CPAD
– A Razão da Nossa Esperança – Valmir Nascimento – CPAD
– Bíblia de Estudo Pentecostal – CPAD
– Ebdpanorama.com

DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News