26.6 C
Vila Velha

A Igreja pode fundar um Partido?

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

Sobre a indagação: “Se a Igreja pode fundar um partido”, sim, pode! O problema é quando acontece o inverso, e o partido cria a sua própria igreja.

Quando uma igreja cria um partido

Quando uma igreja cria um partido, ela defende em seu estatuto princípios bíblicos. Sua finalidade será sempre de defender a igreja de perseguição e projetos nocivos à liberdade religiosa e de culto em toda a sua plenitude. Nessa esteira o partido terá por bandeira todos os valores que a igreja cultua.

Quando um partido funda uma igreja

Quando um partido funda uma igreja, ele leva para dentro daquela comunidade cristã os valores que o partido defende. Mas, para que isso tenha aceitação, os membros do partido reinterpretam a Bíblia para adequar seu texto às pautas defendidas pela sigla. Uma ação que chamam de “atualização das Escrituras”.

Controle

Recentemente um partido brasileiro está trabalhando nesse projeto. Parece que andaram pesquisando sobre Constantino, o imperador romano que uniu o Estado com a Igreja.

Em alguns países já acontece algo parecido, onde o presidente da nação controla a igreja. Assim sendo não corre risco de falarem contra o governo.

O leitor não deve confundir as coisas. O que escrevo não é uma crítica à participação ativa da igreja na política, mas é a minha posição pessoal de que sou contrário à intervenção do Estado na Igreja.

R.A.


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
Se encontrou algum erro, deseja sugerir uma pauta, ou falar conosco. Clique aqui!
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ESTUDOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Rádio Seara News
- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -spot_img