spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

A extinção dos Blogs

Os diários virtuais evoluíram e se tornaram fonte de estudos, debates, notícias e vários outros conteúdos.

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,
A extinção dos Blogs
Os diários virtuais evoluíram e se tornaram fonte de estudos, debates, notícias e vários outros conteúdos. | Foto: StockSnap / Pixabay

Os blogs ajudaram muito a desenvolver a escrita, o vocabulário, o amor as letras. Dessa plataforma surgiram muitos escritores.

Robson Aguiar

Antes de entrar diretamente no assunto, permitam-me informar como surgiu o Blog. Segundo Laís Bolina, analista de marketing, em 1994, o cientista do MIT Media Lab, Claudio Pinhanez, criou um site chamado “Open Diary”. É nesse tempo que começa a história dos Blogs.

O My Space só foi criado em 2003, o Orkut em 2004 e o Twitter em 2006. (https://rockcontent.com/br/blog/historia-dos-blogs/).

Os diários virtuais evoluíram e se tornaram fonte de estudos, debates, notícias e vários outros conteúdos.

Sugiram milhões de blogs com os mais diversos temas: políticos, esportivos, culinários, científicos, cultura entre outros. Uns com mais seguidores, outros com menos.

Os blogs ajudaram muito a desenvolver a escrita, o vocabulário, o amor as letras. Dessa plataforma surgiram muitos escritores. Mas, não há como falar de todos os blogs aqui, por isso vou me prender aos blogs religiosos.

Onde estão os blogs cristãos?

É impressão minha ou os blogs estão caindo em desuso?

– A última postagem do Blog do pastor Geremias Couto foi em 12 de setembro de 2020;

– O Blog Alerta Final, do pastor, escritor e jornalista Antônio Mesquita deixou de publicar postagens em 2015;

– O Blog do pastor e jornalista Jesiel Freitas, que leva o seu nome, publicou pela última vez em novembro de 2020;

– O blog Púlpito Cristão de Leonardo Gonçalves, também foi extinto!?

– O famoso blog Genizah do Danilo Fernandes encerrou suas publicações em 2018. (Parece ter voltado com outro formato), mas não tem publicações recentes e caiu drasticamente o número de seguidores;

– O Blog PCAmaral, do pastor Paulo Cesar Amaral parece que não tem novas postagens;

– O Blog da Rô Moreira, Mulheres sábias, consta na plataforma que pesquisei como retirado;

– O Balido do ilustre redator Judson Canto, anunciou o encerramento de suas atividades e deixaria a plataforma do WordPress em 19 de fevereiro de 2021;

Muitos outros blogs não citados aqui também encerraram suas atividades. Cristianismo Radical, de Juber Donizete; Reflexões Sobre Quase Tudo, do pastor Daladier Lima; e, Point Rhema, do pastor Carlos Roberto ainda continuam ativos.

Mas o que teria causado essa falência dos Blogs?

Desconfio que as plataformas Instagram e Twitter tiveram com suas mensagens curtas e diretas, participação na queda de interesse pelos textos mais robustos dos blogs.

Também acho que os Streamings e o Facebook por suas dinâmicas substituíram as mensagens mais longas oferecidas de modo estático pelos blogs.

A troca do PC pelo celular também pode ter cooperado para que textos mais longos e pesquisas mais profundas fossem deixadas de lado e mensagens mais enxutas fossem mais usadas. São novos tempos!

O Facebook parece ter transitado bem nessa crise de plataformas e hoje ainda continua sendo muito utilizado, seja apenas com postagens de imagens (concorrendo com o instagram), textos curtos (concorrendo com o twitter), lives (concorrendo com o streaming), ou até como três ou mais parágrafos de textos (substituindo blogs).

R.A


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News