spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

A endometriose impede a maternidade?

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

A endometriose impede a maternidade? Saiba como tratá-la para preservar a fertilidade feminina

Especialista explica que diagnóstico correto e tratamento adequado da endometriose podem preservar a fertilidade feminina.

Cólicas intensas, sangramento na urina ou nas fezes, dor abdominal, inchaço, e dor durante as relações sexuais podem ser sintomas de Endometriose.

A Endometriose é uma doença silenciosa que pode se espalhar por vários órgãos da mulher. Por essa razão é muito importante que ao menor sinal de dor ou desconforto, a paciente procure um especialista que a auxilie o mais rápido possível com um diagnóstico correto e tratamento adequado.

O diagnóstico precoce é essencial para trazer de volta a qualidade de vida da mulher, além de deter o avanço da doença e preservar a fertilidade.

Muitas mulheres não sabem, mas uma das principais consequências da Endometriose é a infertilidade feminina. Esta doença atinge uma em cada dez brasileiras em idade reprodutiva.

“Na endometriose, o endométrio que é o tecido que reveste a parte interna do útero e que, mensalmente, é eliminado por meio da menstruação começa a crescer em outros órgãos, como ovários, trompas, peritônio, e, em alguns casos mais graves, na bexiga, intestino e fundo da vagina”, explica a especialista em Reprodução Humana, Rosane Rodrigues, da Invita Medicina Reprodutiva e membro do Instituto Crispi de Cirurgia Minimamente Invasiva em São Paulo.

A endometriose impede a maternidade? Saiba como tratá-la para preservar a fertilidade feminina
Útero normal e útero afetado pela endometriose. (Foto: Reprodução)

Estes locais inflamam, causando dor intensa em algumas mulheres, podendo levar até a uma deformação dos órgãos do aparelho reprodutor. Isso explica claramente a dificuldade que mulheres com endometriose têm de engravidarem naturalmente.

É preciso tratar a endometriose

Segundo a médica, para a preservação da fertilidade é preciso primeiramente tratar a doença. “Em casos de endometriose leve ou moderada, podemos optar por medicamento via oral, injeções ou dispositivo intrauterino. Já em casos de endometriose profunda, recomendamos um procedimento cirúrgico por videolaparoscopia para limpar os órgãos afetados. Sua finalidade é sanar as dores e preparar o corpo da mulher para uma possível gestação”.

Quando a doença estiver estabilizada, o médico poderá analisar as condições das trompas, dos ovários e do útero. Assim indicar o melhor procedimento para que a paciente engravide.

Leia também: Pré-Natal: essencial para uma gestação saudável e um parto seguro

Em alguns casos, é possível que a gravidez aconteça de forma espontânea, mas em outros, indicamos a Inseminação Artificial (em casos de endometriose leve ou moderada) ou a Fertilização In Vitro (em casos de endometriose profunda).

O que deve ficar claro é que ainda é possível sim ser mãe após a Endometriose.

“A melhor notícia que posso dar para essas mulheres é que uma gestação que se concretiza após o tratamento da doença não traz riscos para o bebê e caminha dentro da normalidade”, finaliza a médica.

Portanto, a hora é agora de buscar ajuda e tratar de vez essa doença que tanto assombra as mulheres.

Fonte: Dr.ª Rosane Rodrigues – Médica especialista em Reprodução Assistida da Invita Medicina Reprodutiva, em Moema, SP e do Instituto Crispi de Cirurgia Minimamente Invasiva. Mestre em Tocoginecologia pela Santa Casa de São Paulo e professora da Pós-Graduação em Reprodução Humana Assistida do Instituto Sapientiae. CRM110.213.
_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News