30 projetos selecionados pelo Conselho Consultivo da SENAMI

0
30 projetos selecionados pelo Conselho Consultivo da SENAMI
Projetos Nacionais e Internacionais contemplados pela Campanha “Dia Nacional de Missões” referente ao ano de 2018 (Imagem ilustrativa / Seara News)

Conheça os 30 projetos missionários nacionais e internacionais que serão contemplados com apoio financeiro da SENAMI / CGADB

O Conselho Consultivo de Missões da SENAMI se reuniu no dia 19 fevereiro de 2019 na sede da CGADB no Rio de Janeiro, com o objetivo de analisar e escolher os Projetos Nacionais e Internacionais que serão contemplados pela Campanha “Dia Nacional de Missões” referente ao ano de 2018.

+ Saiba mais sobre a escolha dos projetos…

Secretarias de Missões das Assembleias de Deus de diversas estados do Brasil participaram, solicitando apoio da SENAMI. Todos os pedidos, num total de 118 recebidos pela Senami, foram analisados, mas apenas 30 foram selecionados.

Confira os detalhes de cada um dos 30 projetos missionários que foram selecionados que serão contemplados com o apoio financeiro da Secretaria Nacional de Missões – SENAMI:

1 – Compra de Motocicleta – AD Sena Madureira (AC)

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Sena Madureira (AC), fundada neste município desde 1931, cumpre o seu propósito de evangelizar e anunciar a todos a salvação em Cristo Jesus, enviando missionários aos campos, levando a palavra do Senhor aos ribeirinhos, ramais e localidades de difícil acesso com o objetivo de resgatar vidas que estão caminhando para o abismo.

Durante o período invernoso (de novembro a abril), a dificuldade dos moradores dessas áreas aumenta consideravelmente no que diz respeito ao transporte, tornando-se difícil a trafegabilidade, haja vista, a ausência de pavimentação asfáltica nos ramais da região. Essa realidade afeta diretamente o Evangelista Zaqueu Lima Soares, dirigente da congregação localizada na BR 364, Ramal do Narcélio – km 65.

Na busca por um trabalho mais eficiente, foi elaborado o projeto de captação de recursos para aquisição de bens materiais para a obra missionária, visando a compra de uma motocicleta para facilitar o trabalho missionário realizado no ramal do Narcélio, zona rural do município de Sena Madureira.

O Evangelista Zaqueu Lima Soares reside em outro Ramal (Ramal do Pinduca) e, para chegar até a congregação, sob sua responsabilidade percorre um trecho de 35 quilômetros a pé. Da mesma forma realiza o trabalho de visitas aos irmãos e evangelização. Para facilitar de forma significativa o trabalho missionário dele é necessário o auxílio de uma motocicleta para realizar suas obras com maior eficácia.

2 – Missões no Arquipélago do Bailique – AD Santana (AP)

Desde 2011, a Secretaria de Missões do Estado do Amapá, ligada a CEMEADAP – Convenção Estadual dos Ministros das Igrejas Assembleias de Deus no Amapá realiza o trabalho missionário na localidade, levando a palavra do Senhor Jesus a 53 comunidades ribeirinhas, as quais são atendidas por 11 campos missionários, sendo que, em cada campo existe 1 família missionária, restando alcançar apenas 02 comunidades (Livramento e Arraiol).

Durante estes 8 anos de trabalho missionário, muitas são as dificuldades, no entanto, muitas almas tem se rendido aos pés do Senhor Jesus e o trabalho tem se expandido grandemente na localidade e, nesse objetivo, é essencial ressaltar que as comunidades só têm acesso pelas águas do majestoso Rio Amazonas e seus afluentes, o maior rio do mundo, não possuindo acesso por transporte terrestre, dependendo exclusivamente e naturalmente, das regras das marés.

Diante dessa realidade, é necessário conseguir uma embarcação fluvial, do tipo voadeira, para dar apoio evangelístico, pastoral e social aos campos missionários e continuar o mapeamento de novos campos missionários na região para crescimento da obra missionária na localidade, enfim, o crescimento da obra do Senhor.

3 – Anak Panah – AD Entre Rios (BA)

Anak Panah é um termo da língua indonésia que significa flecha. “O obreiro estrangeiro é um guerreiro que prepara a flecha para ser lançada longe para alcançar o alvo”.

Com a quarta população Mundial, a Indonésia conta com aproximadamente 240 milhões de habitantes, onde quase metade da população tem menos de 24 anos de idade e cerca de 17,8% vivem abaixo do nível da pobreza.

O Projeto é uma iniciativa de apadrinhamento que visa investir na educação de adolescentes pobres no interior de Kalimantan Ocidental – Indonésia (Ilha Borneu). Muitos desses adolescentes estão vulneráveis a pornografia, prostituição, alcoolismo, fumo e até mesmo drogas.

O Anak Panah em sua fase inicial pretende apadrinhar até cinco adolescentes e com os recursos arrecadados será possível, comprar passagens aéreas, enviar uma contribuição mensal para a Casa Lar que vai receber os adolescentes, enviar contribuição mensal para a escola na Indonésia e além disso, pretende desenvolver outras ações na comunidade como:

  • Projeto Casa de Leitura: compra de livros educativos para incentivo da leitura;
  • Projeto de Informática: compra de laptops para promover a inclusão digital e educação de qualidade;
  • Projeto Esporte e Lazer: construção de uma quadra de esportes para que os adolescentes possam ter um tempo de qualidade em um ambiente que inspire o crescimento espiritual.

4 – África do Sul, Soup Kitchen – AD Salvador (BA)

É necessário construir um espaço maior, ou seja, uma melhor estrutura para atender e alcançar famílias, fornecendo a elas alimentação que muitas vezes é a única refeição feita no dia. Atualmente é servido a sopa uma vez na semana e sanduíche para as crianças também, mas é necessária uma cozinha para fornecer a sopa 5 vezes na semana. É necessário também a construção de uma sala de aula para oferecer cursos profissionalizantes para adultos desempregados. Precisamos continuar essa obra para a salvação e libertação e alcançar mais discípulos para somar nesta obra.

5 – Moçambique – AD Santo Antônio de Jesus (BA)

Entende-se que o campo de atuação da igreja não só é Jerusalém, mas até os confins da terra. Atualmente o projeto dispões de 11 famílias de missionários atuando em 6 Projetos: África do Sul, Moçambique, Argentina, Oeste da Bahia, Sertão da Bahia e Tribo Indígena Sul da Bahia.

O objetivo é cooperar com a evangelização mundial para alcançarmos os 2,5 bilhões de pessoas que não tiveram a oportunidade de ouvir falar do amor de Deus. Dos 6.912 idiomas falados no mundo, a Bíblia só foi traduzida apenas para 2.935 idiomas, mas ainda faltam quase 4 mil, que só tem partes ou nada da palavra de Deus escrita.

O Projeto Moçambique atualmente é liderado pelos Missionários Neemias Bertoldo e Mateus Alencar. Neemias foi enviado pela ADSAJ para Moçambique com o intuito de contribuir com o Projeto Pro Kukula Wana cujo responsável é o pastor Joaquim Gemusse.

Muitos objetivos já foram alcançados, mas o desafio agora é conseguir fazer um poço artesiano, pois o que podem contar atualmente, gera uma quantidade reduzida de água e com uma qualidade razoável. O custo da escavação do poço artesiano é alto, mas através dele é que poderão oferecer uma água de melhor qualidade e com maior frequência.

Outro desafio também é concluir as obras na escola para poder atender melhor a necessidade local. Atualmente é atendida cerca de 200 pessoas com doações de alimentos, roupas e trabalho de ensino bíblico a crianças e discipulado em geral. Mas com a conclusão das salas de aulas e aquisição dos equipamentos como mesas, carteiras, armários e etc., pode-se realizar uma parceria com o governo local para implantar uma escola primária. Nessa parceria o governo custeia os professores e o projeto administra a estrutura fornecendo material e alimentação diária.

O projeto precisa finalizar as salas (pintura e acabamento) e adquirir os materiais necessários, como em média de 30 carteiras por sala, total 150 (30 x 5 salas). Cada uma custa em torno de R$ 50,00. Com o apoio da SENAMI poderá ser realizada a compra dessas carteiras e materiais para podermos fechar acordo com governo e já iniciarmos o planejamento do ano letivo de 2020. Com essa estrutura funcionando, pretendemos atender em torno de 250 crianças diariamente. Crendo na ação do Deus que provê os recursos necessários para o avanço da Sua obra, nossos missionários já iniciaram a realizar a pré-matrícula das crianças. Já temos aproximadamente 150 crianças cadastradas. Esperamos que 2019 seja o ano de preparar todo esse cenário para 2020 inaugurarmos nossa escola.

6 – Renascer – AD Messejana (CE)

Seu objetivo é incutir Cristo na vida das crianças e adolescentes e crer que através de Jesus renasce uma nova esperança de uma nova história, longe de todas as mentiras, superstições, e enganos de satanás e gerar discípulos de Cristo.

O projeto trabalha com crianças que a família não tem condições de pagar para estudar, que vivem com tios, avós, e tem famílias desestruturadas, destruídas, que são abusadas, exploradas, que trabalham sendo ainda criança, adolescentes que a família as obrigam a se prostituírem.  Crianças, adolescentes e famílias que se alimentam apenas uma ou duas vezes ao dia quando tem. Um povo sedento, mas, carente de Jesus.

Há uma necessidade de se fazer outra divisão de classe, mas por falta de recursos humanos por enquanto e espaço físico, os cultos são feitos ao ar livre, pois ainda não tem um espaço que acomode 106 crianças e adolescentes. Aos sábados é oferecido um lanche para essas 106 crianças e adolescentes, e cremos que em breve chegaremos a 150 crianças e adolescentes.

Desafios:

  • Estruturar a escola bíblica;
  • Comprar cadeiras, mesas e esteiras;
  • – Lousas, cadernos, lápis de cor e entre outras coisas;
  • Materiais didáticos;
  • Caixa de som e microfone;
  • Espaço com salas;
  • Melhorar a alimentação.

Projetos Futuros:

  • Reforço Escolar para adolescentes 12 a 16 anos;
  • Explicação para crianças de 03 a 05 anos;
  • Projeto Musical;
  • Projeto de Futebol;
  • Projeto de Teatro.

7 – Crianças Sudanesas Refugiadas no Egito – AD Templo Central (CE)

Projeto liderado pelo casal Elias Santos e Ruth Santos, que desde agosto de 1999, servem ao Senhor no Egito, cuidando de crianças que que vive em uma comunidade onde se concentram maioria refugiadas que por motivos de guerra tiveram que saírem de sua pátria (Sudão) para buscar uma nova oportunidade de sonhar e acreditar que pode haver esperança. O projeto como igreja tem feito essa missão e apoiado nas áreas de saúde, educação e ministração as famílias que passando por esses traumas vivem em uma incerteza do amanhã.

Já a 18 anos servindo ao Senhor nessa região e vendo os desafios que nos é posto temos ajudado sempre as crianças da comunidade, e visto as transformações que o Senhor tem feito, como: vidas que tiveram encontro com o Salvador, curas, milagres e providências.

O alvo para 2019 é poder alcançar e abençoar 300 crianças com EBF – Escola Bíblica de Férias, serão 5 dias de programação e mover do Espírito Santo, com ministração, louvores, material didático e alimentação, o que fica em torno de R$ 7.500,00.

O projeto liderado pelo casal Elias Santos e Ruth Santos crê que estas crianças estarão sendo abençoadas nas áreas educacional e espiritual e material, como tem sido nos anteriores, porém, com os recursos limitados no momento, pra esse evento, contamos com o apoio de parceiros, para alcançarmos uma geração que possa ser benção a outra geração.

8 – Escola Esperança e Vida – AD Templo Central (CE)

O projeto é desenvolvido no Sul do Senegal, região de Casamance. A Escola Esperança e Vida está localizada na aldeia de Bourofaye Bainounck, próxima a cidade de Ziguinchor, no sul do Senegal, país da Janela 10/40, com porcentagem de 95% islâmica. O povo Bainounck é uma etnia considerada não alcançada, com pouca presença missionária.

A aldeia de Bourofaye Bainounck é uma aldeia muçulmana, que através do projeto social da escola Esperança e Vida tem permitido o compartilhar do evangelho de Cristo.  Além de oferecer um lugar seguro, a escola favorece o desenvolvimento psíquico e social de crianças menos favorecidas, assegurando-lhes um ensino de qualidade, além da possibilidade de conhecer o amor de Deus revelado através das Escrituras. Anualmente a escola atende uma média de 60 crianças nas faixas etárias de 3 a 6 anos, contando com a ajuda de três professores nacionais, uma auxiliar e uma cozinheira.

A escola tem sido útil para as crianças e também tem sido um local de referência na aldeia, onde os estrangeiros são recebidos e acolhidos. É um local de apoio à população de Bourofaye. O seu objetivo atual é murar todo o terreno da escola para proporcionar mais segurança às crianças e também ter oportunidade de desenvolver projetos que possam trazer auto sustentabilidade para a escola, e certamente a construção do muro trará novas possibilidades. O valor da construção do muro de 120m x 86m que circundará a escola é de R$ 28.964,00.

9 – Tradução do Novo Testamento – Timor Leste AD Serranópolis (GO)

Atualmente, a SEMEADSER vem dando seus primeiros passos no trabalho missionário transcultural, além dos projetos desenvolvidos na igreja local. O projeto pela qual tem nos despertado para alcançar ajuda e apoio da SENAMI – Secretaria Nacional de Missões, é um projeto a qual temos abraçado no país do TIMOR LESTE – ÁSIA. Um pouco mais de um ano, a SEMEADSER vem sustentando um projeto missionário voltado para o público infantil, onde um missionário brasileiro Elienae Moura, com sua família (esposa e filhos do Timor Leste) e alguns irmãos nativos, vem investindo suas vidas na evangelização das crianças naquele pequeno e pobre país.

Todo mês, a SEMEADSER envia uma ajuda financeira para o projeto infantil e com esta ajuda, o missionário juntamente com sua equipe, alcança mais de 700 crianças por mês em todo país. Sendo assim, os custos financeiros enviados para aquele país, contribui para evangelização de crianças.

Infelizmente, existe outros projetos naquele país que foram interrompidos, por falta de recursos para melhor investimento no Reino. Um projeto atual que tem chamado atenção, e é pelo mesmo que chegamos a SENAMI, requerendo um apoio para tal, refere – se em exemplares do Novo Testamento da Bíblia traduzido na língua TETUM. A língua falada oficialmente no país é o Português, porém, somente usada na capital do país, pois nas zonas rurais e cidades distantes predomina a língua nativa “TETUM”.

É um projeto desafiador que trará um resultado fantástico na propagação do Evangelho, uma vez que, o missionário possui dezenas de pontos de pregação em diversos lugares daquela nação.

10 – Missionário Pró Indígenas – AD Lago da Pedra (MA)

O Projeto Missionário Pró – Indígenas consiste na evangelização dos indígenas espalhados nas terras maranhenses, especialmente nas cidades de Centro do Guilherme e Auzilândia nas aldeias de Reserva Indígena Karú e Reserva Indígena Ka’apó, respectivamente.

Este empenho missionário visa a propagação do evangelho às crianças destas comunidades com material confeccionados pela secretária de evangelização e discipulado de pré-adolescentes e crianças – SEDAC em sua própria língua. Esta secretaria assim como a SEMADEMA é vinculada à CEADEMA.

O projeto pró indígena tem feito várias campanhas para aquisição de um automóvel a fim de dar suporte ao trabalho nestes campos missionários, possibilitando maior mobilidade ao missionário, transporte de materiais para realizações de cultos, cruzadas e ações para a comunidade.

O valor do Investimento é R$ 5.000,00 e a expectativa de abrangência com este esforço é para cerca 1.200 pessoas nestas comunidades indígenas.  No decorrer do tempo centenas de índios tem aceitado a Jesus como Salvador e a visão é ampliar o alcance àqueles que ainda não ouviram em sua própria língua a boa semente do Evangelho.

11 – Índio Rio Xingú – AD Sinop (MT)

Apresentar o trabalho missionário desenvolvido em aldeias indígenas localizadas nas margens do Rio Xingu, na parte em que o extenso rio corta o Mato Grosso. Mostrar dados do trabalho e relatar um pouco do que Deus tem feito aos irmãos indígenas. Relatar a necessidade de investimento, atenção e orações envolvendo os índios, considerando a dificuldade de alcança-los, mas também o amor e a dedicação que prestam a Deus quando aceitam Jesus como Salvador.

Ao longo do ano, são feitas diversas viagens missionárias a aldeias indígenas. São deslocamentos que envolvem estradas não pavimentadas e principalmente, os rios. Cada viagem exige um planejamento prévio de gastos e uma preparação minuciosa. Diversas aldeias ainda não possuem templos para cultuar ao Senhor. Eles fazem os cultos nas OCAS e questionam porque o branco tem um local para fazer o culto e até passar a noite em vigílias e eles não possuem. Baseado nessa necessidade, passaram a pedir ao missionário Antônio, a construção de templos e diante dessa necessidade foi pedido o apoio financeiro de R$5.000,00 (cinco mil reais) para a construção de mais congregações em aldeias indígenas no alto Xingu, para que os irmãos possam ter um lugar para cultuar, fazer vigílias e eventos para a glória de Deus.

12 – Década da Colheita Bolívia – AD Tangará da Serra (MT)

Comunidade espírito é um povoado muito pobre situado a 60 km de San Inácio de Velasco-Bolívia e a 95 km da linha fronteiriça Brasil/Bolívia e a 520 km de nossa Base missionária SEMADETER.  A idolatria, feitiçaria e misticismo nesse local forma um verdadeiro e autêntico sincretismo religioso que por sua vez, tinha voz e voto, até a chegada do evangelho.

Há 15 anos houve luta para entrar com o evangelho nessa comunidade que contradizia o verdadeiro Evangelho. Foi enviado um missionário na linha fronteiriça por nome de Admilson e após muito dias de oração e jejum, foi orientado a ir a essa comunidade, chegando lá foi visitando aquelas pessoas abaixo da linha de pobreza e começou a orar pelos enfermos e JESUS foi curando.

Falou do amor de JESUS às pessoas que foram aceitando a Cristo com fervor em seus corações.  Quando os caciques tomaram conhecimento, já havia um grupo de salvos sedentos por CRISTO. Atualmente o Nativo Juan Carlos, é que está à frente desse desafio. Destemido, mesmo sendo boliviano sofreu muitas perseguições, afrontas, intimidações e ameaças até de morte. Foram muitas reuniões tensas, mas com a graça de DEUS ele está vencendo, o Senhor JESUS tem feito maravilhas, obras miraculosas. Hoje já se tem 15 crentes convertidos, a comunidade fez uma doação de um terreno para construir o templo e a casa pastoral. Agora com pressa, foi solicitado essa parceria com a SENAMI, pois hoje o local das reuniões não comporta os irmãos e simpatizantes. É necessário um templo que será uma obra muito promissora, e a porta para alcançar outras comunidades.

O valor do projeto é de R$ 20.000,00, mas com parceria com a SENAMI, vai ser um grande salto, os R$ 5.000,00 reais será uma grande benção, visto que, o projeto vai alcançar 40 famílias que estão sendo evangelizadas, mais de 80 crianças que participarão dos programas sociais na implantação da igreja que já existe e espera pela construção de um templo. O Alcance será de 200 pessoas aproximadamente na Comunidade espírito, mais outras comunidades próximas dentro das Matas e que ainda não foram alcançadas pelo Evangelho.

13 – África – AD Cuiabá (MT)

Para o ano de 2019 foi lançado o desafio em dar complemento ao PROJETO ÁFRICA com a intenção de alcançar mais almas para o Reino de nosso Senhor Jesus Cristo, assim, estendemos as nossas mão para uma nova etapa, como: capacitar os obreiros e professores de departamentos, com cursos preparatórios com base teológicas; capacitar as crianças com o curso do IBUC – Instituto Bíblico Único Caminho, sendo básico de teologia na linguagem infanto-juvenil; treinamento para os grupos de evangelização, como ganhar almas, com maior foco nas crianças (quando ganhamos uma criança temos uma vida toda servindo nosso Senhor Jesus Cristo).

Localização do Projeto: com sede na cidade de Beira e estendendo em toda província de Sofala, no país de Moçambique, o projeto já tem mais de 20 anos de existência, e hoje soma mais de 5.000 membros e chega a sete mil membros e congregados, além das crianças que pertencem a Igreja Evangélica Assembleia de Deus – COMADEMAT, em Moçambique.

O investimento para o desafio em dar complemento ao PROJETO ÁFRICA em Moçambique, está orçado em R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), e conta com o investimento por parte da SENAMI no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil Reais) para juntos, concluir esse projeto.

14 – Compra Barco Comunidade Rib. Cumucuru – AD Maracanã (PA)

A vila ribeirinha Cumucuru, pertence ao município de Portel, ilha do Marajó, PA. É uma comunidade extremamente carente, com muitas necessidades sociais, econômicas e espirituais. Nessa vila não existia crentes e nunca havia sido dirigido um culto.

Mas as missionárias que estavam na vila São Tomé começaram a evangelizar essa vila e nas primeiras semanas 50 ribeirinhos se converteram a Cristo. Atualmente estão sendo dirigidos cultos, discipulado e o trabalho missionário segue avante. Além dos trabalhos evangelísticos, as missionárias desenvolvem a alfabetização, o reforço escolar, ensino bíblico e as aulas de música na creche para crianças e adolescentes. O meio de transporte utilizado é uma canoa conhecida como “rabeta”, um casco pequeno sem cobertura e sem segurança, no entanto, o único disponível, para levar as crianças até a creche, logo precisamos comprar um barco maior para que não sejam necessários dar duas voltas e ainda levar os alunos com segurança.

Esse projeto social tem como objetivo a compra de um barco grande para a base missionária Peniel na comunidade ribeirinha Cumucuru, para transportar com segurança o maior número de crianças e adolescentes matriculados na creche, de suas casas até a Creche Escola Missionária Peniel.

15 – Perfuração Poço Base Missionária Bacabal – AD Maracanã (PA)

A comunidade quilombola Bacabal está localizada no município de Salvaterra, no estado do Pará, na Ilha do Marajó. De acordo com o histórico, são reconhecidos desde 2001, mas os quilombolas estão nessa região a mais de 200 anos. Fugidos da escravidão dos senhores feudais, passaram a se agrupar em comunidades e assim mantiveram seus costumes e rituais, livres dos senhores feudais, mas escravos do pecado e dos espíritos que os perseguiam. Aos poucos estão sendo alcançados pela verdade de Jesus Cristo e têm sido transformados pelo Evangelho e reconhecidos pela sociedade.

É preciso arrecadar recursos para a perfuração de poço artesiano na base missionária Peniel em Quilombo de Bacabal, interior do Pará, com o intuito de abastecer a creche e beneficiar a comunidade. Esse projeto social com o objetivo da perfuração do poço artesiano na base missionária Peniel no quilombo Bacabal, município de Salvaterra (PA), visa o abastecimento de água da escola e da comunidade, bem como a prestação de serviços socioassistenciais e a evangelização local.

16 – Albânia – AD Águas Claras (RJ)

Devido à baixa escolaridade e educação de seus pais, estes não se preocupam com o futuro de seus filhos, não conseguem entender o quanto é importante a mesma. A realidade hoje é que muitos jovens que não terminaram o primeiro grau, não conseguem encontrar um emprego e são presas fáceis para os criminosos, ladrões e drogas. Alguns até encontram trabalhos temporários, mas não são registrados e não tem qualquer benefício.

É por essa razão que não queremos que mais uma geração seja vítima desta negligência e descaso, sem acesso à educação. O objetivo do projeto é oferecer alfabetização para crianças e adolescentes com a possibilidade de transformação; fortalecimento da autoestima e desenvolver hábitos de higiene pessoal; resgatar a criatividade e o prazer de brincar; fornecer alimentação para as crianças que participam do projeto; realizar atividades esportivas e realização de oficinas profissionalizantes.

  • Valor do investimento: R$ 5.000,00 (cinco mil reais);
  • Quantidade de pessoas atendidas: 100 (cem) crianças.

17 – Salvação para Amazônia – AD Petrópolis (RJ)

A região ribeirinha da Amazônica é formada por milhares de comunidades localizadas às margens dos rios, com baixa concentração populacional com pouco acesso as políticas públicas, apresentando precárias condições de saúde, baixa qualidade de educação, poucas oportunidades de comercialização da produção agrícola e, não obstante possua imensurável riqueza natural, a população não dispõe condições de desenvolvimento econômico.

A Associação filantrópica Evangélica Salvação para a Amazônia – AFESPA e a Igreja Assembleia de Deus em Petrópolis, com o intuito de cumprir a missão para a qual fora designada, tem envidado esforços na implantação de ações que proporcionem real desenvolvimento social, diminuindo a disparidade de classes, transformando e impactando as comunidades, apresentando um evangelho, cujo alcance vai além do campo metafísico ou espiritual, que traga real mudança de atitudes em suas vidas.

O Projeto Salvação para Amazônia tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem em comunidades ribeirinhas e indígenas do Estado do Amazonas, através de ações interdisciplinares que promovam a cidadania, o resgate da autoestima e inclusão social. Implantando através de ações pedagógicas, educação ecológica e sustentabilidade.

As metas do Projeto Salvação para a Amazônia estão alinhadas aos objetivos da Organização Mundial da Saúde para o século XXI e pretende combater a fome e a miséria, fazer com que a educação básica de qualidade esteja ao alcance de todos. Igualdade entre sexos e valorização da mulher. Reduzir a mortalidade infantil. Melhorar a saúde das gestantes. Combater a AIDS, a malária e outras doenças endêmicas. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Envolver todos no trabalho pelo desenvolvimento social.

18 – Alcançando Vidas no Sertão Nordestino – AD São Miguel (RN)

O interior dos nove Estados do Nordeste forma o chamado Sertão Nordestino. Uma das regiões mais carentes e problemáticas do mundo. A redenção do Nordeste é compromisso moral, espiritual e social dos evangélicos de todo o Brasil.

O Projeto alcançando vidas no Sertão Nordestino tem como objetivo cooperar na evangelização da população dessa região, na plantação e no fortalecimento de igrejas existentes. Sua missão é promover, facilitar e apoiar a evangelização do Sertão Nordestino de forma integral e consequentemente estabelecer igrejas com visão missionária.

19 – Uruguai (4 Verdades / 5 Continentes) – AD Mossoró (RN)

A região impactada compreende o Paraguai (cidades: Coronel Oviedo, Fernando de La mora e San Lorenzo) e Uruguai (cidades: Montevideo e Santa Lucia). Atualmente existe uma obra missionária desenvolvida nestas cidades, com abertura de congregações e estruturação do trabalho nas áreas pobres desta região.

Abrangência da ação: o projeto será realizado em três ações. Primeiro uma inciativa evangelística de exposição do plano de salvação (4 verdades) em forma de seminário alcançando nos dois países alvo, 250 pessoas não crentes. A segunda iniciativa será, uma capacitação para 50 obreiros locais das cidades trabalhadas. E a terceira iniciativa, um momento de atenção diferenciada para a família dos missionários destes países onde será realizado o projeto. O que inclui uma escuta ativa, tempo de comunhão, oração, aconselhamento e socialização.

O valor do investimento é R$ 8.500,00 (oito mil e quinhentos reais). Incluindo translado até os países alvo (Paraguai e Uruguai), hospedagem, material didático e evangelístico entregue gratuitamente a cada participante e presente (livros, almoço especial) para as famílias missionárias. A Secretaria de Missões responsável é o DEMADEM – Departamento de Missões da AD em Mossoró (RN), ligada a CEMADERN – Convenção Estadual de Ministros das Assembleias de Deus no Rio Grande do Norte. Serão 250 pessoas não evangélicas beneficiadas, 50 obreiros locais e 5 famílias missionárias.

20 – Aquapônia no Sertão -AD Caicó (RN)

Uma das regiões, mais carentes do RN, no Sertão do Seridó, o povo sertanejo, é um povo “forte”, pois devido ao fator climático; as longas estiagens, que prejudicam o homem do campo, lavouras perdidas, dificuldade de criação do gado, e etc.

Mas o projeto de Aquaponia, é um projeto sustentável, que beneficia o produtor, com verduras e legumes de origem orgânica e renda com a venda dos peixes, salientando-se que não agride o meio ambiente, pois se trata do reaproveitamento das águas dos peixes (decantação), através da decantação, o produtor sempre terá água limpa para o seu criatório de peixes.

Hoje é uma das maiores fontes de renda para as famílias, em dois aspectos; renda financeira (complemento da renda), e também o consumo dos gêneros alimentícios por elas produzidos. Portanto acredita-se que com o desenvolvimento desse projeto “aquaponia”, será possível, estar mais próximo da comunidade, prestando um relevante serviço, que sem dúvida vai impactar as pessoas, estreitando assim os laços fraternais e impulsionar a pregação do evangelho das boas novas.

Pessoas alcançadas: A princípio o projeto vai atender 14 famílias, porém estaremos articulando parcerias com as associações das comunidades rurais do respectivo campo missionário; fazendo assim alcançar aproximadamente 400 pessoas, através de palestras de caráter informativo e consultorias com um profissional capacitado, para aqueles que se interessar em iniciar com seus próprios recursos.

Valor do investimento:

  • 14 Caixas D’água de 1000L (mil litros), R$ 3.500,00;
  • 14 kits de conexões com adaptadores, tubos de PVC, bombonas de 50 Lts e bombas elétricas, R$ 1.400,00;
  • 1.000 unidades de alevinos de tilápia, R$ 100,00;

Total de investimentos R$ 5.000,00.

Renda total: Ao término de 90 a 100 dias, hum mil quilogramas de peixes, que sendo comercializado esse montante, vai gerar aproximadamente uma renda bruta de até R$ 12.000,00 (doze mil reais).

21 – Em Busca dos Não Alcançados – AD Guajará Mirim (RO

Projeto que visa alcançar as comunidades ribeirinhas às margens dos rios Mamoré e Guaporé, por meio do apoio solicitado, investir em uma viagem missionária do município de Guarajá-Mirim (RO), a aldeia indígena Ricardo Franco – Guaporé, com os seguintes objetivos:

  • Fazer evangelismo nas comunidades, alvo do projeto;
  • Prestar assistência aos missionários das comunidades, alvo do projeto;
  • Realizar cultos e ensino bíblico, nas comunidades, alvo do projeto;
  • Expandir geograficamente o alcance da obra missionária pelas margens dos rios Mamoré e Guaporé.

O projeto pretende alcançar 2.300 pessoas, tanto no lado brasileiro como no lado boliviano.

Regiões impactadas: Aldeia Indígena Deolinda, Aldeia Indígena Ricardo Franco, Comunidade Boliviana Porto Carrero, Comunidade Boliviana Barranco Colorado, Comunidade Boliviana San Lorenzo e Distrito de Surpresa.

O valor do investimento é R$ 5.000,00.

22 – Evangelização Guacara, Venezuela – AD Porto Velho (RO)

Ao olharmos historicamente para a Venezuela, temos um percentual de 85,7% da população se identificam com o movimento católico, apesar destes números, na constituição da Venezuela o país tem o direito à liberdade religiosa em todo o território.

Portanto, esta é nossa oportunidade de alcançar os não alcançados, através do transporte para que a obra de DEUS avance. O restante da população se divide entre o islã, o budismo e o judaísmo. Há também quem siga religiões pré-hispânicas. Os descendentes de africanos, em alguns casos, praticam a “santeria”, uma mistura de catolicismo com cultos oriundos da África. A população estimada neste município é de 200 mil habitantes e fica a 35 km da igreja sede.

Para que o projeto cresça é necessário adquirir uma van com capacidade para 16 passageiros em ótimo estado de conservação, que atenderá os serviços missionários em uma área maior e em pouco espaço de tempo.

Os objetivos são:

  • Dar apoio espiritual para os membros que moram muito distante da igreja;
  • Evangelizar e discipular os municípios através da viabilidade de transporte para os membros e para o evangelismo.

A igreja Evangélica Betel Calle Sucre, está trabalhando com 90 famílias distribuídas em 6 comunidades, e temos a necessidade de abrirmos mais um ponto de pregação no munícipio de Veredos que tem uma população aproximadamente de 200 mil habitantes, interessados pelo evangelho.

23 – Tradução da Bíblia do Povo Indígena Banawá – AD Porto Velho (RO)

O projeto é movido pelos sentimentos de nossa irmã Simone Mendonça, que serve ao Senhor por 10 anos como Missionária entre os povos indígenas e que nos últimos 5 anos tem se dedicado ao evangelho do povo indígena BANAWÁ, que está localizado no extremo sul do Estado do Amazonas. São inúmeras as dificuldades em chegar até o local, por via fluvial chega a levar até uma semana ou mais para chegar a aldeia.

A viajem é realizada por barco e rabeta (uma canoa com um motor na extremidade), por via aérea, em média o trajeto é realizado em até uma hora e vinte minutos. O trabalho realizado com este povo está baseado na tradução da Bíblia Sagrada, atualmente o livro que está sendo traduzido é o Livro de Daniel na sua língua materna.

Atualmente existem 35 famílias com aproximadamente 175 pessoas, que são beneficiadas pelo evangelho, ações sociais, apoio espirituais, apoio a saúde e principalmente a dignidade desses povos, que aguardam com muita alegria a chegada dos missionários.

 Objetivo Geral do projeto é a tradução da Bíblia Sagrada na língua mãe da etnia BANAWÁ, ação que se desenvolve dentro da própria aldeia com o apoio de três indígenas tradutores da aldeia, um deles sendo o líder espiritual e em seguida oferecer serviços educacionais no mesmo espaço onde é realizado o estudo da Bíblia, ou seja evangelizar e discipular os indígenas.

 A tradução da Bíblia na língua indígena facilitará o evangelismo, educação e sociabilização entre as tribos que tem o mesmo tronco linguístico. A finalidade do projeto é que até o fim do ano as porções bíblicas do Livro de Daniel já traduzido possa iniciar a digitalização para posterior impressão.

O impacto com este projeto inicialmente são 35 famílias em média 175 pessoas, somente para a etnia a BANAWÁ, posteriormente serão oferecidos mais livros da Bíblia, porções bíblicas, histórias narradas na língua mãe em áudio. Provavelmente usadas nas demais etnias do mesmo tronco linguístico.

24 – Bíblias para o Irã – AD Pomerode (SC)

Seu objetivo é auxiliar o trabalho ministerial da ELAM Ministries, dos EUA, a entregar milhares de bíblias neste país. A Elam Ministries é uma organização americana que tem feito um brilhante trabalho no Irã, e é um meio seguro de fazermos as entregas.

O projeto impacta todo o Irã e alcança iranianos que tem aceitado a Cristo como seu salvador pessoal. Como já informado milhares de iranianos estão recebendo o Evangelho, então é momento de colocar nas mãos deles Bíblias, para o fortalecimento da fé, e compartilhamento.

Com o valor recebido pelo SENAMI será efetuada a compra de mais 100 Bíblias para serem entregues pela ELAM Ministries. Um grande avivamento tem ocorrido no país, e tem levado milhares de iranianos a aceitarem a Cristo como Salvador. A luta do projeto é para entregar quantas Bíblias forem possíveis, nas mãos dos irmãos iranianos.

O custo do cada exemplar é 12 usd em média, algo em torno de 48,00 por pessoa. Para mais 100 Bíblias o custo ficaria em 4.800,00. Cientes de que o valor a ser obtido pela SENAMI será de até R$ 5.000,00.

25 – Missão Reviver – AD Sergipe (SE)

O Projeto denominado Missão Reviver, leva esperança e refúgio aos meninos de Burkina Faso. É uma iniciativa da Secretaria de Missões das Assembleias de Deus no Estado de Sergipe – SEMADESE, na pessoa do seu Pastor-Presidente Virgínio de Carvalho Neto, cujo anseio é assistir os meninos de Burkina Faso, chamados garibous, na ONG CACEMAR – Centro de Acolhimento Casa Esperança Missão Refúgio, de forma espiritual, psicológica e social.

Burkina Faso é um país que possui cerca de 274.200 km2 e está localizado à beira do deserto do Saara, no oeste da África. É uma ex-colônia francesa, o qual se encontra com diversos problemas socioeconômicos.

O Projeto é criado para atender aos meninos de Burkina Faso, chamados garibous, na ONG CACEMAR. Alcançando as crianças nesse primeiro momento com a Palavra de Deus, é possível também alcançar os pais. Comumente, os garibous são forçados a pedir esmolas nas ruas para um líder muçulmano, conhecido como marabou, e quando não têm sofrem represálias com ferimentos no corpo. Assim, vivem sem esperança, refúgio e qualidade de vida. Desse modo, a compra de medicamentos é fundamental para tratar da saúde, seja ela causada pelos castigos dos líderes mulçumanos, ou mesmo decorrentes de razões ocasionais.

O recurso adquirido no Projeto será destinado à compra de materiais pedagógicos, alimentos, medicamentos e brinquedos. O valor do investimento será de R$ 5.000,00 a ser usado integralmente no Projeto. Serão beneficiadas mais de duas mil crianças.

26 – Bolívia Saúde Comunitária – AD Osasco (SP)

Crianças de 4 a 14 anos em situação de vulnerabilidade, vítimas de abandono, extravios, abuso físico e sexual e outras situações de risco devido a extrema pobreza física e espiritual (mentiras de satanás), também com sérios problemas de desnutrição e desenvolvimento que requer atenção urgente, especialmente nas áreas rurais.

O projeto é necessário para destruir as mentiras de satanás e trazer as verdades de Deus a fim de que toda criança tenha a oportunidade de crescer e se desenvolver em cada uma dessas áreas: em sabedoria (cognitivo), em estatura (físico) e em graça (espiritual) para com Deus e os homens seguindo o exemplo Supremo de Jesus Cristo (Lc 2.52)

Com o apoio do recurso solicitado será dada assistência médica gratuita com distribuição de multivitaminas, desparasitação, fluoração, com distribuição de escovas dentais, bem como promoção de saúde infantil, como alimentação saudável, lavagem das mãos e prevenção de abuso infantil com distribuição gratuita de materiais educacionais com princípios Bíblicos ao município de Sacaba, Cochabamba- Bolívia. Serão beneficiadas cerca de 100 a 120 crianças. Espera-se como resultado:

  • Saúde integral (corpo, alma e espirito);
  • Comunidades transformadas;
  • O Evangelho de Cristo para cada criança e suas famílias;
  • Salvação de almas.

27 – África Preciosa Semente – AD São José Rio Preto (SP)

Este projeto inicialmente atenderá as cinco Províncias na qual a Igreja já possui trabalhos missionários. A base bíblica do projeto está em: Salmos 126.4: “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”, e o Projeto ganhará o nome de: “Preciosa Semente”, e consiste em uma ação consciente da necessidade desta obra missionaria para continuar este trabalho lindo e eficiente da pregação do

Evangelho nestas regiões longínquas, que chamamos segundo a Bíblia de confins da terra.

A Igreja de Jesus inspirada pelo Espírito Santo tem grande interesse de levar a Preciosa Semente que é o Evangelho transformador de Jesus e através da pregação e do ensino da Palavra de Deus, transformar a triste realidade deste povo. Sendo assim nossos obreiros precisam de um instrumento de transporte.

Um estudo realizado pelo representante o pastor e missionário Domingos Serra, organizou o sistema de transporte da seguinte forma: os Pastores provincianos que são no número de 5 (cinco) fariam uso de Motocicletas, pois atendem uma área bem maior, os obreiros dirigentes de frentes de trabalho fariam uso de bicicletas.

Atualmente uma motocicleta em condições de uso e adaptada para o trabalho missionário custa R$ 5.000,00 (cinco mil reais); as bicicletas no país de Moçambique para circulação exige do condutor uma licença equivalente à nossa habilitação e o custo unitário com a licença da bicicleta e a licença para condução gira em torno de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

Enfim, é necessário arrecadar recursos para a aquisição de 3 (três) motos e 45 (quarenta e cinco) bicicletas para promover, administrar, apoiar e manter condições para obreiros com dificuldades de locomoção realizar visitas e evangelismo nas províncias de Malawe, Zambia Uganda e outras províncias. Este projeto além de impactar o Reino de Deus, também vem de encontro com demandas sociais da humanidade.

28 – Bom é Ser Criança com Jesus – AD Guarulhos (SP)

O projeto tem por objetivo a evangelização de pessoas carentes, principalmente crianças. O presbítero José Edvanilson e sua família (sua esposa e mais seis filhas) caracterizam-se na família “Repleplé”: o palhaço e sua família e, dessa forma, conseguem atrair a atenção das pessoas, principalmente das crianças, que são evangelizadas de forma lúdica, além da distribuição de brinquedos e bens de primeira necessidade.

Regiões impactadas: As regiões a serem alcançadas são áreas rurais, assentamentos de ciganos, bairros que são iniciados sem nenhuma formação adequada para o convívio, favelas na região da Baixada Santista (palafitas no Dique da Vila Gilda).

Iniciamos este projeto no município de Guarulhos. Hoje, ele tem abrangência na grande São Paulo e tem como objetivo alcançar crianças e famílias que encontram na linha de pobreza extrema e que não ouviram ainda a mensagem do evangelho de salvação do Senhor Jesus.

O maior sonho da família “Repleplé” seria a aquisição de um veículo Kombi (ou outra van) para o transporte dos materiais e dos 7 integrantes do grupo (Família Repleplé), uma mesa plástica com 2 cadeiras, uma lona de chão estilo picadeiro para se realizar toda apresentação e uma cobertura estilo “galpão”. A prioridade seria a Kombi, pois há dificuldade em levar o grupo e os materiais, que são doações de brinquedos e o lanche para todas as crianças.

Todavia, cientes dos valores dos recursos liberados pela SENAMI apresentam outras necessidades. No projeto sempre há um improviso devido ao fornecimento de energia que em alguns momentos não realizamos determinados trabalhos pela ausência de alguns itens como:

  • Um gerador de energia;
  • Duas mesas com cadeiras para realizar as pinturas e criar as esculturas com balões;
  • Duas Araras para colocarmos as roupas;
  • Um Biombo para auxiliar as crianças na troca de roupas no camarim fashion;
  • Kit cabeleireiro (espelho, cadeira e lavatório) onde realizamos cortes de cabelo no camarim fashion;
  • Organizadores plástico para guardarmos todo o nosso material (roupas, pinturas, balões com infladores, livros de história, recursos para as histórias, nossas roupas fantasias);
  • Dois infladores de balões que usamos para enfeitar todo o ambiente;
  • 7 Kit de microfones headset, muito importante para a exposição das ministrações no teatro;
  • Lona tapume para sentarmos as crianças no chão.

Valor estimado de todo material: R$ 5.000,00.

29 – Uricurituba Amazonas – AD Ibitinga (SP)

Estamos numa missão na cidade de Uricurituba Amzonas onde ali trabalha para o Senhor Jesus, o missionário pastor Valdeci Marinho, com a esposa e uma filha e sendo uma região do baixo Amazonas sempre é difícil os recursos. Hoje ele está na construção do templo e está no respaldo de metade do templo onde ele quer cobrir com telhas Brasilit e fazer contra piso de cimento para abrigar os irmãos por eles alcançados e também fazer um cômodo com banheiro para ele morar, pois, atualmente ele está hospedado num quarto na casa de um dos irmãos que lhe cedeu para estar com a esposa e a filha.

O pastor é filiado ao nosso trabalho no Amazonas onde abrimos há seis anos uma base missionaria e fundamos o COOBEADAM – Conselho dos Obreiros Belemitas da Assembleia de Deus no Amazonas.

Foi solicitado recurso da SENAMI para um outro trabalho no Amazonas que fica no início da BR no município de Carreiro da Várzea. Atravessando o Rio Amazonas, ali temos uma Missão, e está a frente desse trabalho é o missionário Pastor Ramon da Costa Silva um Jovem que Deus o tem usado muito para ganhar almas para o Reino de Deus. Nesse lugar um cidadão doou um terreno e nosso Pastor Ramon começa uma construção, e por isso também pedimos o recurso para levantar um templo naquele lugar onde só pela bondade de deus poderíamos fazer a obra ali.

Atualmente existem 60 trabalhos no estado do Amazonas precisamos de recursos para Acarauri, Juruá, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Fonte Boa, Beruri, Codajás, Anori, Coari, Manacapuru, Cana Boca, Altazes, Maués, Anamã, Presidente Figueiredo, Careiro, Castanho, Borba, Tapauá, Itapiranga, Silves, São Sebastião do Uatumã, Iranduba, km 43 da BR, km 53 da BR, Abelha, Itacoatiara, Boa Vista do Ramo.

30 – Samuel, Bolívia – AD Pirituba (SP)

Esse projeto visa equipar a cozinha da igreja para preparar as refeições de aproximadamente 50 crianças bolivianas do Projeto Samuel. O trabalho missionário está situado na Bolívia, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, no bairro carente chamado Pedro Cortez.

O missionário, Pr. Edson Tavares e sua família vem realizando trabalhos com as crianças, com foco na evangelização e notou a necessidade de fornecer um lanche, pois muitas vezes elas não tinham tido nenhuma refeição. O trabalho foi se expandindo e por causa da evangelização das crianças, muitos familiares destas também passaram a frequentar a igreja e alguns já aceitaram a Jesus e foram batizados nas águas para glória de Deus!

Hoje o projeto está com 50 crianças bolivianas, aproximadamente 25 são evangélicas por causa do trabalho evangelístico e 25 estão sendo evangelizadas, e algumas dessas crianças têm um lar totalmente desestruturado e sem condições.

A igreja tem servido apenas os lanches para as crianças, mas seria necessário servir pelo menos uma refeição completa. Contudo, por falta de recursos a igreja tem a necessidade de eletrodomésticos e utensílios adequados para fazer e servir as refeições, e contribuirá para outras ações como venda de marmitex para arrecadar fundos para construção do templo. A cozinha já foi construída, possui os pontos de água e energia, já possui estrutura, mas precisa instalar os eletrodomésticos e utensílios.

O valor total para equipar a cozinha é R$ 4.530,00. O projeto beneficia no mínimo 50 crianças bolivianas carentes e para glória de Deus muitas outras virão.

Informações da SENAMI
_____________________________________________________
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram

DEIXE UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome