Por Daniel Buanaher
Depois de uma aula, na igreja, em conversas com amigos e irmãos, não raro alguém me pergunta: “Que livro me recomendarias a ler?” – É uma boa pergunta, e creio que ela reflete o desejo de conhecer mais o nosso Deus e viver da melhor forma a vida cristã. Um ótimo exemplo disso é o apóstolo Paulo que mesmo estando no cárcere, à beira da morte, pede que lhe tragam abrigo e livros (2 Tm 4.13). Já pensou? Mesmo estando no corredor da morte, o velho queria ler!
E como, recentemente, Jared C. Wilson publicou uma lista de livros que todo lar cristão deveria ter, me animei a escrever algumas sugestões, pensando no que temos disponível em Português. Não é uma lista exaustiva, obviamente, mas acho que será um bom começo. Sem mais, eis a lista:
- Uma boa Bíblia de Estudo
Cada um deve ter sua própria Bíblia, é claro. Mas é bom ter pelo menos uma boa Bíblia de Estudo para auxiliá-lo em seus estudos ou em momentos devocionais. Em geral recomendo:
- Bíblia de Estudo A.W. Tozer
- Bíblia de Estudo Palavras Chave
- Bíblia de Estudo Genebra
- Uma boa Teologia Sistemática
Teologia Sistemática é outro tipo de livro que vale a pena devorar pouco a pouco. Ajuda a entender melhor o que significam as diversas ideias e conceitos que Bíblia carrega. Aqui estão algumas:
- Teologia Sistemática de Wayne Grudem
- Teologia Sistemática de Louis Berkhof
- Teologia Sistemática de Millard J. Erickson
- Um bom Comentário Bíblico
Há muitos bons comentários que estudantes sérios da Palavra de Deus devem aproveitar-se. Eu, geralmente, costumo usar:
- Comentário Bíblico do Novo Testamento de William Barclay
- Comentário Bíblico de Matthew Henry
- Novo Comentário Bíblico Beacon
- Um bom livro sobre História da Igreja.
Uma das coisas que mais me dediquei a ler nesses anos de academia é sobre os marcos históricos da Igreja. Aliás, eu concordo com Justo González quando diz que a história da igreja é a nossa história. Contudo, em lugar de começar com o nosso nascimento, começa alguns séculos antes. Então, seguem alguns livros que contam a nossa história:
- A História Ilustrada do Cristianismo, Justo L. Gonzalez
- História da Teologia Cristã, Roger Olson
- O livro dos Mártires, John Foxe
- Um bom livro de ficção
O que mais tenho lido ultimamente é sobre a produção artística de cristãos, com especial atenção na produção literária ficcional. Deixo-vos algumas sugestões:
- O Peregrino de John Bunyan
- As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis
- As Crônicas de Olam do brasileiro L.L. Wurlitzer
- O Senhor dos Anéis de R.R. Tolkien
- Confissões de Santo Agostinho
Escrito há mais de 16 séculos, por alguém que viveu num contexto muito diferente de nós, e mesmo assim continua nos falando como se fosse um amigo que nos conhece intimamente, orando conosco. Poucos pensadores foram muito importantes na história da igreja como este africano.
- Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis
Mais uma vez Lewis. E há motivos que sobram para isso: poucos livros conseguem ter tanta força devocional, apologética e transformadora como este clássico do Lewis.
- O Conhecimento de Deus de J.I. Packer
Num passado muito recente li o Conhecimento de Deus. Foi tarde, reconheço. Mas, como diz o ditado: antes tarde do que nunca. Livro extremamente essencial para círculos devocionais, evangelísticos, classes para novos membros da igreja e um meio de benção para todo o tipo de pessoa. Como já ouvi Jonas Madureira se referir a ele: é mais um livro que não deveria passar desta vida para a outra sem ler.
- A Morte da Razão de Francis Schaeffer
Schaeffer é um dos pensadores cristãos que mais me influenciaram. Principalmente, pelo seu esforço em pensar o cristianismo socialmente. A Morte da razão é um exemplo disso, responde as seguintes perguntas: “como entender a nossa sociedade e comunicar-lhe o evangelho?”, “Como o pensamento e a cultura chegaram até aqui?”.
- Pentecostal de Coração e Mente de Rick Nañez
É com muito pesar que vejo manifestações anti-intelectuais no seio pentecostal. Esse problema é muito antigo e ainda resiste ao tempo. Neste ótimo livro, o pastor Nañez combate essa mentalidade anti-teológica presente nos círculos evangélicos.
Como disse antes, esta lista não pretende ser exaustiva. É um caminho. Poderia incluir dicionários, livros de hermenêutica e muitos outros que certamente o auxiliarão no estudo da Palavra de Deus. Mas tens aqui uma boa lista começar e sinta-se à vontade de procurar mais.