spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Vitória: 100 mil nas ruas, a cidade parou!

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Vitoria ESFoto: Edson Chagas – Uma multidão tomou conta da região do Tribunal de Justiça, na Enseada do Suá, destino da manifestação

100 mil nas ruas: o dia em que Vitória-ES parou. Foi o maior protesto realizado no Estado do Espírito Santo desde o "Diretas Já".

Quinta-feira, 20 de junho de junho de 2013, um dia que já está na história do Espírito Santo. Cem mil pessoas foram às ruas da Grande Vitória protestar contra a qualidade de serviços públicos como transporte, saúde, educação, segurança, e também contra a corrupção e a impunidade. A estimativa é da Polícia Militar. Trata-se da maior manifestação já realizada no Estado. Calcula-se que em todo o Brasil mais de 1 milhão de pessoas participaram do maior ato público do país desde 1984, nas Diretas Já.

Em Vitória, no meio da tarde de ontem, o capixaba já tinha a noção do que estava por vir. Pessoas de todas as idades e classes sociais iam em direção ao campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – ponto de partida do protesto – de todas as formas possíveis: carro, moto, ônibus e a pé. Milhares de pessoas caminharam de Cariacica, Vila Velha (interditando novamente a Terceira Ponte) e Serra para encontrarem-se com os manifestante da Capital. Inicialmente o ato estava marcado para começar às 18h30, mas a vontade de soltar o grito foi maior e a caminhada começou às 17h40, quando a avenida Fernando Ferrari foi interditada. Numa velocidade incrível toda a Reta da Penha, em seus quase três quilômetros de extensão, foi tomada pela massa. Além dos manifestantes dos outros municípios, moradores de casas e prédios que ficam longo do percurso foram se incorporando ao protesto.

Os que não atenderam os gritos de “vem pra rua!”, apoiaram com bolas de soprar, cartazes, gritos de guerra, panos brancos e piscando as luzes. O apoio também veio de quem estava parado nos engarrafamentos. Na frente da Ufes o buzinaço de motoristas e motociclistas foi intenso.

A manifestação seguiu pacífica e com vários momentos de emoção até a Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá. Algumas pedras e bombas foram lançadas contra o prédio, mas, como nenhum deputado deu as caras, logo os manifestantes foram para o Tribunal de Justiça, a poucos metros dali, onde sabiam que o presidente do Judiciário, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, estava a espera deles.

Os manifestantes foram recebidos na porta, apresentaram suas reivindicações, marcaram uma audiência para a próxima segunda-feira, mas os vândalos deram o ar da graça. Bombas estouraram bem perto de Feu Rosa e, ao mesmo tempo que ele ouvia os manifestantes, assistia o início da depredação do Tribunal.

Assista a íntegra da cobertura em vídeo das manifestações desta quinta-feira em Vitória.

A manifestação que reuniu mais de 100 mil pessoas em Vitória teve cobertura ao vivo em vídeo durante quase 3 horas e 40 minutos de duração. Reveja a íntegra dos protestos na Reta da Penha, Terceira Ponte e Tribunal de Justiça:

Fonte: A GAZETA

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News