spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Vencendo o desânimo

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Por Eliel Souza

O texto de Efésios 3.13-20 é uma oração que Paulo fez pelos cristãos da cidade de Éfeso para estes não desanimassem.

Qual é a maior causa do nosso desânimo? O que ele causa? Que conselhos o apóstolo Paulo dá para que nós nos mantenhamos animados na fé?

A maior causa do desânimo é o “medo”. A pessoa teme não achar recursos internos e externos para enfrentar suas dificuldades.

O desânimo pode causar muitos malefícios à vida como: Depressão, comodismo, desvalorização pessoal, revolver os reveses do passado, perda do foco e alvos na vida. A pessoa simplesmente para e passa a viver no fel da amargura. O efeito mais funesto do desânimo é quando aquele que nele cai não o reconhece como uma tentação ao pecado.

• O desânimo é uma das ciladas mais perigosas que Satanás pode armar para um filho de Deus. Em outras tentações nós podemos ver claramente a cilada e a cara do “inimigo”, mas no desânimo, vemo-nos a nós mesmos como derrotados.

Vamos aprender com Paulo conselhos inspirados pelo Espírito Santo que nos darão suporte e vitória contra o desânimo:

1. Seja espiritualmente forte, valente e animado! (v.16) Essa força vem da riqueza e bondade de Deus, por meio do Espírito Santo (Oro para que, segundo as riquezas da sua glória… v16). Ela não vem de um esforço mental positivo. Então, como nós podemos ser mais fortes espiritualmente? A Bíblia diz: (…) “fortalecei-vos no Senhor e na força de seu poder” (Ef 6:10)

2. Permita Cristo viver no seu coração pela fé! (v.17a) Como você adquire fé? (…) a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus. (Rm 10:17) Qual é o próximo passo, após adquirir fé? “Não se enganem; não sejam apenas ouvintes dessa mensagem, mas a ponham em prática” (Tg 1:22 NTLH).

3. Esteja enraizado e alicerçado em Cristo. (v.17b)  “Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.” (…) (Cl 2:6,7 NTLH) Jesus ensinou que: Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha” (Mt 7:24 NTLH).

4. Não duvide do amor de Cristo que vai além das suas limitações humanas. (v.18) A Bíblia diz: “Mas o amor de Deus, o SENHOR, por aqueles que O temem (amam e respeitam) dura para sempre” (Sl 103:17 NTLH)

5. Vivencie o amor de Cristo, pois isso fará com que você fique repleto do próprio Deus! (v.19) A Bíblia diz: “Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos” (Jo 1:16 NTLH).

6. Confie no poder de Deus que opera em você! (v.20) Você pode até não entender o seu momento, mas confie em Deus, pois Ele está fazendo algo muito mais além do que você pode pedir ou até pensar! Recordemos o que Deus disse a Abraão: Quando Abrão tinha noventa e nove anos, o SENHOR Deus apareceu a ele e disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Viva uma vida de comunhão comigo e seja obediente a mim em tudo” (Gn 17:1 NTLH).

Apesar da idade avançada, Abraão se tornou pai de Isaque por promessa Divina, através de uma vida de comunhão e obediência a Deus. Ele não desanimou, mas animou-se pela fé em Deus! Faça o mesmo seguindo praticando o conselho Divino que foi dado por Paulo.  Não se entregue ao desânimo viva uma vida abundante em Cristo.

 

Pr. Eliel de Souza | Seara NewsEliel de Souza
é teólogo, escritor, pregador, conferencista, pastor e líder da Assembleia de Deus Ministério Luz para as Nações, em João Neiva – ES.

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News