spot_img
spot_img
25.7 C
Vila Velha

Samarco registra adesão 923 funcionários em Plano de Demissão Voluntária

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Samarco apresenta plano de demissão voluntária
Samarco – Unidade em Anchieta/ES, prevê retorno com 60% da capacidade – Foto: Vitor Jubini

 

(Reuters) – A Samarco registrou a adesão de 923 empregados ao seu Plano de Demissão Voluntária (PDV), cujo período de inscrição terminou na última sexta-feira, abaixo da meta de 1.200 desligamentos, e irá avaliar na próxima semana as ações ainda necessárias para readequação do quadro de trabalhadores.

A mineradora explicou, em e-mail enviado à Reuters, que os empregados que forem incluídos no processo de demissão involuntário, até 30 de setembro, também terão direito a benefícios, além dos definidos pela CLT, segundo o acordado com os sindicatos Metabase (MG) e Sindimetal (ES), para minimizar impactos.

A empresa interrompeu sua atividade minerária em novembro do ano passado, após o rompimento de uma barragem de rejeitos de minério de ferro, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, que deixou 19 mortos, centenas de desabrigados e poluiu o rio Doce, que deságua no mar do Espírito Santo.

A Samarco [SAMNE.UL] é uma joint venture da brasileira Vale e da anglo-australiana BHP Billiton.

Desde o desastre socioambiental, considerado o pior da história do Brasil, a empresa concedeu licenças remuneradas, férias coletivas e dois períodos de suspensão temporária do contrato de trabalho (lay-off).

Entretanto, como prevê retornar às operações no futuro com apenas 60 por cento de sua capacidade, decidiu reduzir em 40 por cento o seu quadro próprio.

A empresa planejava voltar às atividades ainda neste ano, mas em junho declarou não ter mais essa expectativa, por falta de clareza sobre o tempo que será necessário para obter as licenças necessárias. [nL1N16I2BA] [nL1N1972IO]

Do total de inscritos no PDV, 455 estão alocados no Espírito Santo, onde está localizada a atividade de pelotização, e 468 em Minas Gerais, onde ocorre a mineração.

Dentre os benefícios oferecidos, estão incentivos financeiros e extensão do plano de assistência médica supletiva (AMS) oferecida pela companhia.

“A Samarco lamenta a necessidade de realizar a adequação no seu quadro de empregados. Mas reitera que tem feito todo o possível para minimizar os impactos do atual momento da empresa”, afirmou a empresa em nota.

Reuters / UN

 

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News