Raquel Elana defende ‘Porta dos Fundos’

1
14

Raquel Elana, missionária da Junta Administrativa de Missões da CBN e colunista do G+, me surpreendeu ao defender o canal Porta dos Fundos.

Por Robson Aguiar

Raquel ElanaNão sou contra o humor, e até me acho engraçadinho, mas, sei que temos que ter limites para fazer piadas, pois a intenção do humorista deve ser de fazer as pessoas rirem, mas não de ofendê-las. Raquel Elana (missionária da Junta Administrativa de Missões da Convenção Batista Nacional e colunista do Site G+) me surpreendeu ao defender o canal Porta dos Fundos. Sua defesa do humor ofensivo dessa trupe é inacreditável. Dizer que piadas que ridicularizam "Jesus", Deus e a religião não ofendem a Deus, e está dirigida apenas as pessoas e sua cultura, é não ter noção do que é escárnio (zombaria), e o que a Bíblia diz sobre os escarnecedores.

Vamos lá, vejam o que diz a Bíblia sobre os escarnecedores das coisas de Deus:

Certamente ele escarnecerá dos escarnecedores, mas dará graça aos mansos, (Provérbios 3:34).

Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos, (Provérbios 19:29).

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores, (Salmos 1:1).

Nunca me assentei na assembleia dos zombadores, nem me regozijei; por causa da tua mão me assentei solitário; pois me encheste de indignação, (Jeremias 15:17).

Até quando, ó Deus, nos afrontará o adversário? Blasfemará o inimigo o teu nome para sempre? (Salmos 74:10).

Em relação a profetas de Deus (não se inclua ai os pilantras travestidos de profetas)

Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do Senhor; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. (2 Reis 2:23-24)

Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e mofaram dos seus profetas; até que o furor do Senhor tanto subiu contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve. (2 Crônicas 36:16)

Sobre Cristo

E também os soldados o escarneciam, chegando-se a ele, e apresentando-lhe vinagre, (Lucas 23:36).

E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus, (Mateus 27:29).

E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou, salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus,(Lucas 23:35).

O que diz Pedro

Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, (2 Pedro 3:3).

Bem, embora eu não possa falar com propriedade do caráter de Deus, mas, ao menos posso citar o que a Bíblia, que é o Livro do Senhor, fala sobre Ele.

No Antigo Testamento, já víamos a preocupação do povo em “falar” o nome de Deus, simplesmente por “reverencia” palavra que talvez a comentarista do Site G+ não aprecie, pois está escrito “Não falarás o nome do teu Deus em vão” Lembrando a amiga Raquel, que a zombaria quando se dirige a religião ou coisas que estejam ligadas a ela, aqui no Brasil é crime, o Código Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa. Parágrafo único – Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

Isso independe da questão teológica. Por isso acho que a Elana foi infeliz em suas colocações a respeito do assunto. Sugiro que ela busque em outras searas que não seja no humor ofensivo subsídios para as suas matérias.

Sobre Deus se ofender, não podemos dizer que Ele é dotado de sentimentos humanos, mas, entendemos que temos atributos comunicáveis de Deus em nós, embora esteja corroído pelo pecado, e por antropopatia (que trata de sentimentos humanos dirigidos a Deus) é que entendemos que Deus se ofende, como diz a bíblia que Ele se arrepende e se entristece.

Ainda quero pontuar que a Elana foi a primeira pessoa que vi sair em defesa de um grupo de humoristas, sabendo nós que boa parte deles são ateus e “profanos” se é que a Raquel considera essa palavra.

Concluo deixando mais um texto Bíblico: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará, (Gálatas 6:7)

Robson Aguiar, pr.

1 COMENTÁRIO

  1. Vocês que estão criticando Raquel Elana, poderiam descer dos púlpitos e irem para o Oriente médio, colocar em prática o Evangelho que vocês conhecem, ao invés de criar polêmicas medíocres , própriasdos fariseus!

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome

onze − 3 =