Qual a marca que está sendo impressa em nossos filhos?

0
86
Qual a marca que está sendo impressa em nossos filhos?
Ensinamentos que deixamos para nossos filhos criam marcas em suas mentes. (Foto: Reprodução/Internet)

O ensino imprime marcas permanentes nos filhos.

Pr. Cleber Montes Moreira

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6.6,7 – NVI).

Os bons ensinamentos que deixamos para nossos filhos criam marcas em suas mentes, ajudam a forjar o seu caráter, colaboram para nortear suas escolhas e abençoam seu futuro. Mesmo que, por liberdade, mais tarde escolham o mau caminho, ainda assim se lembrarão das coisas que lhes foram ensinadas.

No texto, ensinar tem o sentido de inculcar, palavra que significa, dentre outras coisas, “Propor, recomendar. Imprimir uma coisa no espírito de alguém: inculcar uma verdade. Apregoar, notar. Revelar, dar a entender”1. Assim, a exortação que temos é a de ‘inculcar’ para impregnar a mente com o conhecimento das Sagradas Escrituras. Para isso devem ser ensinadas com persistência, repetidas vezes, em casa, caminhando, ao deitar e ao levantar, com toda diligência e criatividade. Este esforço deve ser intencional e constante, para que se torne um hábito prazeroso na rotina familiar. Tal zelo, além de cumprir com o papel de preservar a história, transmitindo às futuras gerações o conhecimento sobre as misericórdias divinas, desperta nos filhos o amor e o temor a Deus. Pais bem-sucedidos são aqueles que alcançam os filhos para Cristo, e por meio deles também alcançam seus netos, bisnetos, e assim sucessivamente. Embora a salvação não seja hereditária, mas individual, o conhecimento do Evangelho é o maior legado, que poderá desencadear em quem o recebe a fé salvadora, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Romanos 10.17).

Tanto mais os pais falham na missão de ensinar valores cristãos aos filhos, mais facilmente o mundo logra êxito em desviá-los do Caminho. Os programas de TVs têm cumprido o seu papel de propagar a ‘nova moralidade’. Muitas músicas estão cheias de violência, apelos sexuais e até apologia às drogas. Há escolas que têm abdicado de seu papel primordial para disseminar ideologias anticristãs. Assim, a grande pergunta que precisamos responder é: qual a marca que está sendo impressa em nossos filhos, a marca de Cristo, ou a marca do mundo? A resposta depende do que está sendo inculcado em suas mentes, e os pais têm grande responsabilidade nisso.

(1https://www.dicio.com.br/inculcar/

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome