spot_img
spot_img
22.8 C
Vila Velha

Pastor João Kolenda deixa marcas de um bom ministro de Cristo

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Pastor João Kolenda deixa marcas de um bom ministro de Cristo

Por Antônio Mesquita

Pastor João Kolenda Lemos partiu para a Eternidade hoje (28/12/12) às, 15h05, em Pindamonhangaba (SP), após passar por tratamento hospitalar. Com sua esposa, a saudosa missionária norte-americana Ruth Dorris Lemos, fundou fundador do IBAD – Instituto Bíblico das Assembleias de Deus (Ibad) e, portanto, pioneiros na educação teológica nas Assembleias de Deus no Brasil.

Seu corpo será velado amanhã (29), na capela do Ibad, a partir das 9h, o culto de celebração por sua vida, ocorrerá a partir das 14h e o sepultamento será às 16h, no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba, onde também o corpo de irmã ‘Doris’ fora sepultado.

Ele e o Reino

João Kolenda Lemos nasceu no Rio Grande do Sul. Converteu-se e foi batizado aos 15 anos de idade, em 1938, na Assembleia de Deus em Porto Alegre, cujo pastor era o missionário Gustavo Nordlund. Sua mãe, Marta Kolenda Lemos, era filha de um missionário luterano alemão, Ludvig Kolenda e seu pai episcopal. Ela recebeu o batismo no Espírito Santo nos EUA, voltou e testificou para a família, levando os filhos a Jesus.

Em 1942, em Santa Catarina, recebeu credenciais de evangelista autorizado (na época existiam outros jovens autorizados como evangelistas, como José Antônio de Carvalho, Alcebíades Vasconcelos, Alfredo Reikdal…).

Entre 42 e 46 trabalhou em Santa Catarina nas cidades de Tijucas, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Orleãs e Urussanga, como auxiliar do missionário O. S. Boyer e do pastor Isaque Kolenda Lemos. Também auxiliou o jornalista Emílio Conde, como copidesque das cartas que chegavam à Redação e ainda revisou a Harpa Cristã e o jornal Mensageiro da Paz.

Pastor Kolenda foi para os Estados Unidos porque no Brasil não tinha seminário teológico na Assembleia de Deus. Lá cursou 5 anos, no Central Bible Collegge. Depois pastoreou uma igreja na cidade de Beulah, no Estado de Michigan. No Brasil, após cursar Teologia, cursou Filosofia e pós-graduação em  Educação.

“Quando eu estava no terceiro ano do Instituto Bíblico, nos Estados Unidos, houve um avivamento. Durante uma semana não teve aula. Os cultos começavam às 8 horas da manhã e terminava às 12 horas. Muita gente recebeu o batismo no Espírito Santo. Durante aqueles cultos eu perguntei a Deus por que no Brasil não tem um Instituto como este. Uma voz me respondeu em português: ‘Para isso que eu lhe trouxe aqui”’, contava pastor Kolenda.

Saudosa missionária Dorris Lemos

Pastor Kolenda conheceu irmã Dorris nos EUA. Formada em música, regeu diversos corais, escreveu lições da Escola Dominical para crianças e para professores de adultos por vários anos junto à CPAD, formada em Teologia, conhecia muito bem a Bíblia e especializou-se em Missiologia.

Irmã Doris nasceu no Estado de Wisconsin. Cursou no Instituto Bíblico dos Grandes Lagos. Seu pai era criador de galinhas e perus. Casou com irmão Kolenda em 1951, nos EUA. No começo do Ibad, ela ministrava aula de inglês na Faculdade de Taubaté, das 7h às 23h, para custear as despesas. Missionária Dorris partiu para a Glória a 23 de outubro de 2009.

Familiares

Depois de 71 anos de ministério pastoral, deixa três filhos, nora, genros, oito netos, três bisnetos e milhares de ex-alunos e muitos frutos a partir da instalação do primeiro sistema de ensino teológico no Brasil – o Ibad.

Pastor-doutor João Kolenda Lemos será mantido como eterna referência de mestre e suas credenciais irão além do seu epitáfio. Como ministro de Deus, tornou-se ‘recomendável em tudo”, como “Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido” (2Co 6.4,6). Saudade!

Fonte: Fronteira Final

- Publicidade -

LEIA MAIS...

2 COMENTÁRIOS

  1. Pr. João Kolenda, meu mestre. Eu louvo a Deus pelas obras deste desbravador do evangelho. Aprendi lições tremendas com este homem de Deus que marcou a minha vida. Dificilmente terei novamente um mestre como ele.

  2. Que o exemplo de vida como do Pr Joao fique para essa nova geraçõa de obreiros. Fica a saudade mas também a certeza de um dia encontrar este grande homem de Deus lá nas mansões celestial.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News