spot_img
spot_img
21.6 C
Vila Velha

Orkut, primeira rede social dos brasileiros, chega ao fim.

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Conteúdo das comunidades ficará disponível na web em “museu on-line”

Orkut, primeira rede social dos brasileiros, chega ao fim.

O Google vai desativar nesta terça-feira o Orkut, primeiro site de relacionamentos usado em larga escala pelos brasileiros. A partir de amanhã, os usuários não conseguirão mais acessar seus perfis, exportar álbuns de fotos para o Google+ e acessar aplicativos e jogos baseados na plataforma. Até setembro de 2016, quem quiser guardar os dados publicados na rede social poderá exportar os dados do perfil, comunidades e fotos com a ferramenta Google Takeout.

O principal motivo para o fim do Orkut, segundo o Google, é a popularidade de outros serviços da empresa, como YouTube, Blogger e Google+. “O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas e outras plataformas sociais ainda mais incríveis”, escreveu Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, em junho. Desde o anúncio do fechamento do Orkut, o site não aceita novos cadastrados.

As comunidades, que estão entre os recursos mais populares da rede social, continuarão disponíveis por meio da web após o fim do Orkut. De acordo com o Google, as mensagens de todos os usuários poderão ser acessadas nessa espécie de “museu on-line”: o novo endereço das comunidades será divulgado pela empresa na manhã desta terça-feira. Para impedir que seus comentários em comunidades sejam exibidos na nova página, os usuários deverão remover o Orkut de sua conta Google.

História — O Orkut foi criado em janeiro de 2004 pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten. Ele aproveitou o tempo livre (20% da jornada) que o Google dá aos funcionários para o desenvolvimento de novas ideias. Com grande adesão de indianos e brasileiros — por sete anos, o serviço foi campeão no segmento no Brasil —, a rede despontou como uma das maiores do mundo, brigando do MySpace, serviço voltado à música que dominou o setor entre 2003 e 2006.

Em dezembro de 2011, contudo, o Orkut perdeu a preferência dos brasileiros para o Facebook, que havia desembarcado havia pouco no país. Ficaria claro, nos anos seguintes, que o Google dedicava pouca atenção ao serviço e que, dessa forma, ele sofreria de “morte natural” — ou seja, seria extinto por falta de interesse de usuários e também de seu proprietário. Em 2012, o gigante de buscas começou a integrar ainda mais os serviços do Orkut ao Google+, deixando claro que esse seria sua prioridade em matéria de redes sociais.

As cinco principais dúvidas sobre o fim do Orkut

1 – O que vai acontecer com as comunidades?

Após 30 de setembro, data do fim do Orkut, os usuários não poderão mais acessar seus perfis e, portanto, também estarão impedidos de interagir com outras pessoas por meio das comunidades. No entanto, elas continuarão visíveis na web e formarão uma espécie de “museu on-line” do Orkut, que ainda não tem endereço definido. Os visitantes poderão navegar nas mensagens de todos os usuários do Orkut: se não quiser que leiam suas mensagens, é possível excluir o Orkut de sua conta no Google.

2 – Posso guardar minhas lembranças da rede social?

Os usuários do Orkut ou aqueles que gostam de relembrar as informações que estavam no perfil da rede social terão a possibilidade de baixar uma cópia de suas informações. É possível fazer download de um arquivo com os scraps, depoimentos, fotos e mensagens publicadas nas comunidades com a ajuda da ferramenta Google Takeout. Os dados estarão disponíveis para download até setembro de 2016, caso o usuário não exclua seu perfil no Orkut até o fim da rede social.

3 – Como migrar meu perfil para o Google+?

Os usuários que desejaram migrar o perfil para o Google+, rede social do Google, poderão levar consigo o arquivo de fotos publicadas no Orkut. Para isso, é preciso acessar uma página de exportação de álbuns de fotos na rede social: as pessoas podem levar consigo todos os álbuns ou apenas aqueles que desejam. As fotos exportadas ficam privadas e disponíveis apenas para o próprio usuário. Para mudar a privacidade das imagens, é preciso acessá-las por meio do Google+.

4 – O que acontecerá com os aplicativos e games?

Segundo o Google, os aplicativos móveis de acesso ao Orkut ficarão indisponíveis na iTunes Store e no Google Play a partir de 30 de junho de 2014, data de fechamento da rede social. No caso dos jogos que utilizam a plataforma do Orkut, os usuários só poderão acessá-los até 30 de setembro. Depois desta data, quem tiver créditos para usar terá que entrar em contato diretamente com o desenvolvedor para verificar se eles continuarão válidos em versões do game para outras redes sociais, como Facebook e Google+.

5 – Como excluir minha conta?

Se antes mesmo do fim do Orkut você estiver interessado em excluir o seu perfil na rede social, é preciso acessar a página da sua conta do Google e clicar sobre “Ferramentas de dados”. Em “Gerenciamento de conta”, clique em “Excluir produtos. O Google exibirá as opções disponíveis. Para apagar seu perfil do Orkut, selecione “Remover orkut permanentemente”. Vale lembrar que, após excluir o perfil, todas as informações associadas a ele, como scraps, fotos e mensagens em comunidades serão apagadas e o usuário não poderá recuperá-las por meio do Google Takeout.

Fonte: Veja

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News