Home / Artigos / O Pastor e as “Ovelhas Negras”

O Pastor e as “Ovelhas Negras”

O Pastor e as "Ovelhas Negras”

A tarefa do pastor é de cuidar de todo o rebanho, e não apenas de parte dele.

Por Daniel Buanaher

Não poucas vezes, vi pastores privilegiando alguns membros da sua igreja em detrimento de outros. Quem é de igreja sabe do que estou falando. A justificação mais recorrente é que aquelas são mais agradáveis e aptas para ouvir e estas não. Se diz também que o ser humano é, por natureza, seletivo e que ele vai se apegando mais com quem se identifica. Que até Jesus tinha o seu círculo fechado de discípulos que ele mais amava. Não sei tu, mas eu já ouvi isso tantas (mas, tantas) vezes.

O que a Bíblia ensina sobre isso?

No que concerne ao cuidado, a Bíblia ensina que o pastor não deve ser seletivo. Ele pode até ter alguns amigos com os quais tem mais facilidade de se abrir e partilhar as lidas do ministério, ninguém está negando isso. Mas o PASTOR DEVE CUIDAR DE TODO O REBANHO, E NÃO APENAS DE OVELHAS DÓCEIS (At 20.28). Há, sim, ovelhas que atendem o comando do pastor e ovelhas que se rebelam e fogem do cajado do pastor. Há ovelhas que dão alegria ao coração do pastor e as que entristecem. Ovelhas dóceis e indóceis. Mas o pastor não pode cair na armadilha de, por causa disso, cuidar apenas das ovelhas amáveis e deixar de lado as outras. A tarefa do pastor é de cuidar de todo o rebanho, e não apenas de parte dele.

“Há ovelhas que dão alegria ao coração do pastor e as que entristecem”.

Sempre lembrando que o pastor não é o dono, mas o servo do rebanho. Jesus nunca deu procuração a ninguém para apossar-se da sua igreja. Na igreja de Deus não existem chefes, donos e nem pupilos prediletos. Na igreja existem servos nivelados no mesmo patamar.

“…pastor não é dono, mas servo do rebanho”.

Que Deus ajude os nossos pastores a cumprir cabalmente o seu ministério e, sem exceção, cuidar do rebanho que Deus lhes confiou.

“Ovelha Negra” é um termo utilizado para classificar alguém como diferente, como fora dos padrões.

Quero anunciar!

Sobre Daniel Buanaher

Daniel Buanaher
DANIEL ANTÓNIO BUANAHERI é formado em teologia pela Universidade Metodista de São Paulo e graduando em pedagogia pela Universidade Anhanguera. É africano de nacionalidade moçambicana, natural da cidade de Pemba, Província de cabo Delgado. Atualmente reside no Brasil. Daniel Buanaher (como gosta de ser chamado) é o filho mais velho do casal António Buanaheri e Maria Buanaheri.

Além disso, verifique

Modismo: Reteté e Sapatinho de Fogo

Modismo: Reteté e Sapatinho de Fogo

Por Silvio Costa Embora o termo “modismo” tenha imediata associação com o universo estilístico e ...

2 comentários

  1. Aplausos meu brother Daniel Buanaher… O texto foi bem redigido. Parabéns! Deus abençoe o nosso amado amigo Pastor Paulo Pontes.

  2. Paulo Pontes

    Excelente texto, caro Daniel Buanaher. O pastor não pode fazer acepção de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 1 =

Licena Creative Commons

Seara News foi licenciado com uma Licença Creative Commons