spot_img
22.2 C
Vila Velha

Nas bodas em Caná e na Santa Ceia, era vinho ou não?

EM FOCO

Robson Aguiar
Robson Aguiar
Teólogo, articulista, comentarista cristão, e pastor presidente da Assembléia de Deus, em Caetés III, Abreu e Lima-PE,

Nas bodas em Caná e na Santa Ceia, era vinho ou não?

“Porque veio João Batista, que não comia pão nem bebia vinho, e dizeis: Tem demônio. Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizeis: Eis aí um homem comilão e bebedor de vinho, amigo dos publicanos e dos pecadores” (Lc 7.33,34).

Muito se discute sobre a água que Jesus transformou em vinho no casamento realizado em Caná da Galiléia, sobre o vinho que Cristo usou na Santa Ceia e sobre o vinho que Ele costumava beber.  Afinal, era ou não era vinho?

“Entre os judeus dos tempos bíblicos, os costumes sociais e religiosos não permitiam o uso de vinho puro, fermentado ou não. O Talmude (uma obra judaica que trata das tradições do judaísmo entre 200 a.C. e 200 d.C.) fala, em vários trechos, da mistura de água com vinho (e.g., Shabbath 77; Pesahim 1086). Certos rabinos insistiam que, se o vinho fermentado não fosse misturado com três partes de água, não podia ser abençoado e contaminaria quem o bebesse. Outros rabinos exigiam dez partes de água no vinho fermentado para poder ser consumido” (Pastor Nilton Bernini).

Assim também concorda a nota de rodapé da Bíblia de Estudo Pentecostal – BEP editada pela CPAD corroborando com o texto do Pastor Nilton Berdini.

Na festa de Caná, onde Cristo fez o seu primeiro milagre transformando água em vinho, sabe-se que o Master-chefe provou o melhor vinho, que indica não ter sido misturado, pois o vinho enfraquecido, tradicionalmente era servido no final da festa e não no começo, principalmente por que a festa de casamento durava sete dias.

Diz também a BEP que o suco da uva, bem como a uva ainda no cacho era chamada comumente de vinho novo. A palavra yayin que aparece 141 vezes no Antigo Testamento, tanto se dirige para o vinho fermentado como também para o suco espremido da uva, (vinho novo).

A palavra grega para “vinho”, em Lc 7.33, é “oinos”, que pode referir-se a dois tipos bem diferentes de suco de uva: Suco não fermentado e vinho embriagante.

São vários os textos do AT e do NT que reprovam o uso do vinho: (Pv 20.1; Pv 21.17; Pv 23.20-21;  Is 5.11; Lc 1.15; Rm 14.21; Ef 5.18).

Também no Novo Testamento encontramos a proibição do uso em demasia do fruto da vide, em 1Tm 3.3,8 e Tt 1.7.

Sobre o vinho da Páscoa escreve Pastor Nilton Bernini:

“A lei da Páscoa em Ex 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de seor (Ex 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era frequentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso, todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Ex 12.19; 13.7). Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado (cf. Mt 16.6,12; 1 Co 5.7,8). Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17). Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado”.

O fato, é que não há uma proibição expressa de forma contextual para o não uso do vinho. O que vemos é a admoestação de Paulo que não se consagrasse obreiros muito dados ao vinho (1Tm 3.8).

No Antigo Testamento o vinho foi recomendado como anestesia (Pv 31.6). No NT Paulo chega a recomendar a Timóteo que tome um pouco de vinho por causa de suas enfermidades (1Tm 5.23).

Contextualmente há margem para as duas interpretações, mas diferentes dos cristãos históricos, é no vinho não alcoólico que os pentecostais tradicionais preferem se embasar.

A discussão não para por aqui, é polêmica, e se estende há anos, mas de uma coisa temos certeza, em Caná da Galiléia Jesus transformou a água em vinho e não em Coca Cola.

Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal e Bíblia King James

R.A.

Leia também:
+ Santa Ceia Online
+ O que diz o Novo Testamento sobre o vinho?
+ Buzz Aldrin celebrou a Santa Ceia em primeiro pouso na Lua


DEIXE UM COMENTÁRIO 
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom. Enfim, a bebida alcoólica (fermentada) faz parte da cultura judaica: “shekar” — Deuteronômio 14. O vinho usado na ceia do Senhor era embriagante (1Co.11); o apóstolo Paulo não censurou o tipo de vinho, mas sim a forma desordenada e irreverente que a igreja de Corinto estava celebrado a ceia do Senhor, não discernindo que era um rito sagrado. A expressão “vinho novo” refere-se ao suco de uva fresco ou ao mosto, que já pode ter algum álcool; a expressão “vinho velho” refere-se ao vinho fermentado (alcoólico). Enfim, a polêmica em torno desse assunto ė desnecessária, pois a Bíblia reprova apenas a embriaguez.

  2. PORQUE DEVEMOS USAR VINHO NA CEIA DO SENHOR NA IGREJA CRISTÃ E NÃO SUCO DE UVA?

    A Bíblia Sagrada condena a embriaguez (Dt. 21:20; Pv. 20:1; Ro. 13:13; 1 Cor. 6:10; Gal. 5:21; Ef. 5:18; 1 Pe. 4:3). Porem, ela diz que o vinho Não é ruim. De fato, as Escrituras dizem exatamente o contrario, ou seja, segundo a Bíblia Sagrada, o vinho é bom. Temos o uso do vinho de forma positiva e advertência contra a embriaguez. Por exemplo, a palavra usada para referir-se ao “vinho bom” no casamento em Canaã (do grego oinos), é a mesma palavra usada em Efésios 5:18, “Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem…”. E, uma das palavras para “embriaguez” é oinopotes (Mateus 11.9), uma palavra relacionada ao mesmo Grego oinos. Neste versículo, os fariseus acusam a Jesus de ser “um comilão e beberrão”. Jesus, bebia vinho na companhia das pessoas, e Não pecava.
    O vinho, diz a Palavra de Deus, “alegra o coração do homem” (Salmos 104.15; Eclesiastes 10.9). Além do uso recreativo, o vinho também era usado por razões médicas (1 Timóteo 5.23). O vinho tinto tem mostrado suas virtudes em fortalecer o coração, segundo a medicina moderna. Não é de se estranhar que a Bíblia mostre o vinho como uma das benções de Deus dá aos justos (Pv 3.9-10). Nosso Senhor, Jesus Cristo, santificou o uso do vinho no casamento (João 2), Jesus bebeu vinho (Mateus 11.18-19).
    Quando Jesus instituiu a Ceia do Senhor, era a festividade da Páscoa. Vinho era a bebida usada na ceia da Páscoa, e Jesus bebeu o “fruto da videira” com os apóstolos (Lucas 22.18). O “fruto da videira” era como os judeus se referiam ao vinho nos tempos de Jesus.
    ““Fruto da videira” é o termo designado por Jesus na instituição da Ceia do Senhor… é a expressão empregada pelos judeus desde tempos imemoriáveis para o vinho tomado nas ocasiões sacras, como a Páscoa e na noite do Sábado (Mishnah Berakoth 6.1). Os gregos também usavam o mesmo termo como sinônimo do vinho que era capaz de produzir intoxicação (Herodotus i.211, 212).” – Davis Dictionary of the Bible Illustrated (Baker, 1973), ed. John D. Davis, p. 868.
    O vinho foi usado quase universalmente na Ceia do Senhor em toda a história da Igreja Cristã até 1870.

    COMO COMEÇOU A IDEIA NÃO BÍBLICA DE QUE SE DEVE USAR SUCO DE UVA NA CEIA E NÃO VINHO?
    Somente a partir de 1849 isso mudaria. Naquele ano, um pastor congregacionalista, de nome Moses Stuart, publicou um folheto defendendo a ideia de que “quando a Bíblia fala sobre vinho de forma negativa, se refere ao fermentado, e quando a Bíblia louva o vinho, significa… suco de uva.” Obviamente, ele interpretou de forma equivocada o oinos do casamento de Canaã em João 2 como suco de uva, e a mesma palavra oinos em Efésios 5.18 e Mateus 11.19 como “fermentado”.
    Entrementes, o Dr Thomas Welch, um dentista e oficial de uma Igreja Metodista Episcopal em Nova Jersey, estava preocupado sobre o uso do vinho da Comunhão. Sua preocupação devia-se ao crescente problema de embriaguez nos Estados Unidos. Dr. Welch se converteu em um ativista do movimento de Temperança na América, que advogava a total abstinência do álcool. Assim, em 1869, Dr Welch inventou o suco não-fermentado de uvas, e recomendou seu uso ao pastor da sua igreja para a Ceia do Senhor. Em 1916, os Metodistas tornaram o uso do suco de uva obrigatório, e muitas outras igrejas protestantes seguiram o exemplo, de modo que a prática se espalhou rapidamente entre as Igrejas evangélicas na América e, a partir dos USA, à todo o mundo.

    OS CRISTÃOS DEVE USAR VINHO NA CEIA DO SENHOR NA IGREJA CRISTÃ.
    Porém, vinho, e Não suco de uva, é a bebida ordenada por Jesus para a Santa Comunhão.como Jesus o Filho do Deus Vivo usou Vinho na Ceia do Senhor assim os Cristãos na Igreja Cristã deve usar Vinho Tinto e Não Suco de Uva.o que Jesus usou na Ceia do Senhor foi Pão e Vinho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News