spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Não despreze sua vinha!

Muitos negociam ou trocam suas bênçãos espirituais

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Muitos negociam ou trocam suas bênçãos espirituais, mas, Nabote se recusou a vender a sua herança.

Jorvali da Silva

A vinha de Nabote (I Reis 21)

Uma vinha que pertencia a Nabote, ficava em Jezreel ao lado do palácio de Acabe, rei de Samaria. Acabe tinha dito a Nabote: “Dá-me tua vinha para eu usar como horta (…) em troca eu lhe darei uma vinha melhor ou se preferir, eu lhe pagarei, seja qual for o seu valor. Nabote, contudo, respondeu: O Senhor me livre de dar a ti a herança dos meus pais. (…) Acabe ficou em casa aborrecido (…) deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer. Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: Porque está tão aborrecido? Porque não comes? (…) levanta-te e coma! Anima-se. Conseguirei para você a vinha de Nabote (…)”.

“Então ela escreveu cartas em nome de Acabe, pôs nelas o selo do rei e as enviou às autoridades e aos nobres da cidade de Nabote, (…) decretem um dia de jejum e ponham Nabote sentado num lugar de destaque entre o povo. E mandem dois homens vadios sentar-se em frente dele e façam com que testemunhem que ele amaldiçoou tanto a Deus quanto ao rei. Levem-no para fora e o apedrejem-no até a morte”.

Através desta mensagem podemos fazer analogias desta vinha de Nabote, herança de meus pais, com a vinha dada gratuitamente a nós – a salvação pelo sangue de Jesus.

“Disse Jesus: Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor” (Jo 15:1-10).

Vinho tipifica: O sangue de Jesus vertido na cruz para nos purificar de todo pecado. SANGUE PRECIOSO. Herança de nosso Pai. Pois Ele nos fez adoção como filhos e herdeiros juntamente com Cristo Jesus. (Rm 8:14-16).

“Este cálice é a nova aliança no meu sangue, façam isso sempre que o beberem em memória de mim (…) anunciando a morte do Senhor até que Ele venha.” (I Co 11:25).

Neste texto, sobre a vinha de Nabote pode-se perceber o quanto Acabe era ganancioso e sua esposa Jezabel perversa. Acabe foi um dos reis mais ímpios que Israel teve. Ele era rico, tinha poder e autoridade. Sentiu-se desgostoso quando Nabote não quis vender sua vinha e entrou em depressão.

Uma vinha é uma plantação de uvas que bem cultivada permanece ativa por muitos anos (cerca de 30 a 60 anos – segundo a viticultura), e dá muito vinho, porém, uma horta acaba-se rapidamente. E esta era a intenção de Acabe: acabar com a vinha de Nabote, para satisfazer caprichos pessoais: plantar uma horta. Para Ele não importava os sentimentos do dono da vinha.

Mas, Nabote não abriu mão da herança de seus pais. Dinheiro nenhum poderia substituir a sua vinha. Nem mesmo outra maior o melhor, pois, era herança adquirida. E sua atitude lhe custou a vida. Mas ele não abriu mão da sua benção.

Jesus morreu na cruz por amor a humanidade. Um alto preço pagou – PREÇO de sangue INOCENTE. Para que fossemos reconciliados com Deus. (Rm 5:10).

Hoje, após reconhecer o sacrifício de Jesus por nós na cruz, temos o penhor de nossa herança – o Espírito Santo. Ele é a garantia de nossa herança celestial. (Ef 1:14) Somos selados pelo Espírito Santo e o próprio Espírito Santo testifica com o nosso espírito que pertencemos a Deus (Rm 8:16). Por isso não importa o que nos sobrevir nesta vida terrena, jamais podemos abrir mão de nossa salvação, conquistada pelo sangue de Jesus Cristo.

Nabote se recusou a vender sua herança, pois sabia o valor que ela tinha. Ele reconhecia o sacrifício de seus pais por ter cuidado daquela vinha para que ele pudesse desfrutar com alegria de sua herança. Muitos negociam ou trocam suas bênçãos espirituais – herança (salvação), em virtude do dinheiro, posição social, amizades… (isto é PLANTAÇÃO DE HORTA – é passageiro).

Mesmo diante de acusações e testemunho falso, Nabote não desistiu da herança de seus pais e assim foi morto, apedrejado. Mas a justiça de Deus veio. O seu sangue não foi derramado em vão. Deus levantou o profeta Elias para declarar sua sentença de morte contra Acabe e Jezabel (espírito de engano). Acabe teve oportunidades de arrependimento, se humilhou, e ‘Deus não trouxe desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho’ (V. 28-29). E cumpriu-se literalmente a profecia dita por Elias a respeito da morte de Jezabel. (II Rs 9:30-37.

Qual tem sido a sua posição diante da sua vinha?

Não seja como Esaú que vendeu o direito de sua primogenitura por um prato de lentilhas. (Gn 27). ZELE POR SUA VINHA – herança de seu Pai Celestial.

Satanás visa àqueles que têm vinha – que é selado pelo sangue de Jesus, tendo o selo da promessa de vida eterna. Ele é invejoso e usurpador. E com isso cria situações diversas tentando desviar o cristão Do caminho.

Por isso devemos clamar a Deus fazendo das palavras do salmo de Asafe, nossas palavras:

“Ó Pastor de Israel, dá ouvidos; Tu (…) que te assentas entre os querubins, resplandece.(…)Volta-te, nós te rogamos, atende dos céus, e vê, e visita esta vinha. E a videira que a tua destra plantou(…) (Sl 80).

“Que fará o Senhor da vinha? (…) Ainda não lestes esta escritura: A pedra (Jesus) que os edificadores rejeitaram; Esta foi posta por cabeça de esquina; Isto foi feito pelo Senhor. E é coisa maravilhosa aos nossos olhos? “ ( Leia : Mc 12:1-11 – A parábola dos vinhateiros).

Não despreze sua vinha – ZELE POR ELA. Regue com água purificada, evite escassez de água, leia a palavra de Deus. Evite poluição (conformidade com o pecado). Evite a terra seca e desnutrida, o nutriente é a palavra – a bíblia sagrada. Evite as raposinhas (pecado oculto) que fazem mal às vinhas destruindo as flores e seiva (Ct 2:15). Ame a Jesus – a videira verdadeira- acima de todas as coisas.

pr-jorvali-da-silvaJorvali da Silva
Escritor, teólogo, pregador, palestrante, conferencista, pastor da Igreja Assembleia de Deus em Anchieta-ES


DEIXE UM COMENTÁRIO
Siga Seara News no Twitter, no Facebook e Instagram
“O primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo”
- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News