spot_img
spot_img
23.3 C
Vila Velha

Irlandeses votam pela legalização do aborto, em referendo histórico

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.
Irlandeses votam pela legalização do aborto em referendo histórico
Mulheres comemoram o resultado do referendo irlandês a respeito das leis do aborto. A Irlanda votou a favor de anular a proibição do aborto. (Foto por Jeff J Mitchell / Getty Images) Jeff J Mitchell

Irlanda vota para derrubar sua proibição ao aborto, “culminando em uma revolução silenciosa”, disse o primeiro-ministro

Os irlandeses deixaram de lado uma das proibições mais restritivas ao aborto no mundo, em uma votação esmagadora que reflete o surgimento da Irlanda como um país socialmente liberal e que não é mais obediente aos ditames católicos.

Com todos os votos apurados e comparecimento histórico, as autoridades eleitorais informaram no sábado que 66,4% votaram pela suspensão da proibição do aborto e 33,6% se opuseram à medida.

O resultado do referendo desta sexta-feira (25), foi uma vitória decisiva para a campanha para revogar a oitava emenda à Constituição irlandesa. A emenda de 1983 consagrava um “direito igual à vida” para as mães e “o feto” e proibia o aborto, mesmo em casos de estupro, incesto, anormalidade fetal fatal. Em 2014 os abortos passaram a ser liberados em raros casos de risco à vida da mãe.

“O que vimos hoje é o ponto culminante de uma revolução silenciosa que está ocorrendo na Irlanda nos últimos 10 ou 20 anos”, disse o primeiro-ministro Leo Varadkar.

O comparecimento foi de 64,1% – o terceiro maior número de votos no referendo desde a Constituição em 1937 e da decisão de ingressar na Comunidade Europeia em 1972. Em comparação, o comparecimento foi de mais de 60% quando a Irlanda votou pela legalização do casamento gay em 2015.

A liderança política irlandesa prometeu que o Parlamento aprovará rapidamente uma nova lei que garante o aborto sem restrições até 12 semanas e além disso, em casos de anomalias fetais fatais ou sérios riscos para a saúde da mãe. Isso traria o acesso da Irlanda ao aborto em consonância com os outros 27 membros da União Europeia.

Na Irlanda, procurar ou fornecer um aborto foi punível com pena de prisão até 14 anos. Desde 2013, tem havido uma exceção para quando a vida de uma mãe está em risco.

Varadkar, que é gay e cujo direito de se casar foi aceito na Irlanda há apenas três anos, chamou o voto de um ponto de virada.

“É também um dia em que não falamos mais”, disse o primeiro-ministro. “Não mais aos médicos dizendo aos seus pacientes que nada pode ser feito por eles em seu próprio país, nem mais viagens solitárias pelo Mar da Irlanda, sem mais estigma quando o véu do segredo é levantado e não mais isolamento à medida que o fardo da vergonha desaparece”.

Simon Harris, ministro da Saúde da Irlanda, disse que um projeto de lei será escrito neste verão e terminará até o final do ano. “O povo da Irlanda nos disse para continuar com isso”, disse ele.

Harris disse que ficou tão surpreso quanto qualquer um com grande número de pessoas que compareceram para votar a favor da revogação da lei. “Se você puder encontrar alguém hoje que disse que eles estavam esperando essa maioria, eu adoraria conhecê-los. Eu não acho que alguém estivesse esperando essa margem”, disse ele.

Nos distritos eleitorais de Dublim, o voto chegou a 75% para a revogação. Mesmo entre os tradicionalmente conservadores, Roscommon – Galway, o único eleitorado a rejeitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no referendo de 2015, o voto do “sim” para derrubar a proibição do aborto foi de 57%.

Com informações do The Washington Post

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News