spot_img
spot_img
22.2 C
Vila Velha

Falta d’água preocupa brasileiros

EM FOCO

Edenin Pontes Neto
Edenin Pontes Neto
Capixaba, natural de Vitória-ES.

De acordo com especialistas, Minas Gerais está sofrendo com a pior seca vista em 100 anos.

Falta d’água preocupa brasileiros

Temperaturas elevadas, calor quase que insuportável, excesso de queimadas e a ausência de chuva está ocasionando a pior das crises que um país poderia sediar – a falta d’água. Destaca-se por quase todo o Brasil um cenário de desespero pela falta do nosso bem mais consumido e necessário.

Minas Gerais, que nunca foi vista com alvo pela falta d’água, de acordo com especialistas está enfrentando uma das piores secas vista em cem anos ou até a pior seca de todos os tempos. Muitos municípios e cidades do estado mineiro já estão passando por rodízios no abastecimento de água e em algumas regiões os prefeitos estão tomando decisões extremas para economizar água.

Infelizmente a falta d´água não é uma ocorrência somente em Minas Gerais, a situação está ainda mais grave no estado de São Paulo. São milhares de pessoas que recebem pouca água e centenas de municípios estão com o nível de água muito menor do que o necessário.

Além da falta de chuva, a seca está acentuando ainda mais os problemas respiratórios, devido a baixa umidade, o que tem provocado sequência de queimadas, resultando em nuvens cinzentas de poeira por todo o horizonte.

De acordo com a assessoria da Copasa, a situação é ainda mais preocupante quando se constata que as vazões mais baixas geralmente ocorrem no final de setembro e início de outubro, no fim do período de estiagem. Isso indica que a situação tende a ficar ainda mais crítica.

Falta d’água preocupa brasileiros - 2Nós, como cristãos e também toda a população devemos começar a clamar por misericórdia para que Deus abra os céus e mande chuva. Na Bíblia fala que a oração dos justos tem muito em seus efeitos (Tiago 5.16). No mesmo capítulo é relatado a história de Elias que orando pediu para que cessasse a chuva durante três anos e seis meses e assim aconteceu por esse tempo, e orou outra vez, e o céu deu a chuva, e a terra produziu seu fruto (Tiago 5.17-18).

Devemos em união representar o Corpo de Cristo e clamar para que venha chuva. E além disso, nos conscientizar da situação crítica pela qual estamos passando e começarmos a economizar água.

 A assessoria da Copasa mostrou os gastos exagerados d’água nas respectivas atividades:

  • Uma torneira mal fechada, com um filete de 1mm, desperdiça em média, 2.088 litros por dia ou 62.640 litros por mês;
  • Deixar a torneira aberta por 1 minuto:12 a 20 litros d’água;
  • Deixar a torneira gotejando por um dia desperdiça 46 litros;
  • Banho de chuveiro de 5 minutos gasta em média 40 litros d’água;
  • Lavagem na máquina de lavar roupas utiliza de 80 a 120 litros;
  • Descarga do vaso sanitário gasta 10 litros a cada 6 segundos de uso.

Reduzir o uso errôneo e excessivo d’água é de extrema importância, pois ajuda a preservar a água.

Veja abaixo algumas maneiras para economizar água:

  • Fique atento a vazamentos – Se notar variação anormal de consumo em sua conta, procure por possíveis fontes de vazamento, como, por exemplo, em vasos sanitários e torneiras.
  • Sempre que possível, reutilize – A mesma água pode ser usada mais de uma vez nas atividades domésticas. Um bom exemplo é utilizar água armazenada em balde para lavar o carro e também limpar pisos ou demais superfícies da residência.
  • Água não é vassoura – Evite “varrer” a calçada com água. Utilize vassoura e não mangueira para esta ação.
  • Balde – Quando for lavar o carro, reserve a água em um balde. Assim não se desperdiça tanta água.
  • Economize na cozinha – Antes de lavar a louça, retire os restos de comida e mantenha a torneira fechada enquanto estiver ensaboando.
  • Roupas – Se possível, acumule o máximo de roupas para lavá-las de uma só vez. Enquanto escova ou ensaboa as peças, a torneira deve ficar fechada.
  • Banhos rápidos – Banhos demorados devem ser evitados. Somente 5 minutos são suficientes para higienizar todo o corpo. Barbear ou lavar peças de roupa são práticas a serem evitadas debaixo do chuveiro.
  • Lavatório – Ao fazer a barba ou escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. Abra somente quando e pelo tempo que for necessário.

Fonte: Lagoinha

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News