spot_img
spot_img
26.6 C
Vila Velha

Facebook cria aparelho que permite montar uma rede celular

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Facebook cria aparelho que permite montar uma rede celular

 

Qualquer pessoa ou empresa tem acesso liberado para uso

Por Renato Santine

A missão número 1 do Facebook é conectar o mundo. Para isso, é necessário levar internet para quem ainda não tem, e por isso a empresa investe em diversos projetos que incluem drones movidos a energia solar disparando lasers de internet para o solo. A nova iniciativa da empresa se chama OpenCellular, uma plataforma open-source de hardware e software que se propõe a distribuir internet móvel e barata para áreas remotas.

“A infraestrutura celular tradicional pode ser bem cara, tornando difícil para os operadores disponibilizá-las em todos os lugares e para pequenas organizações e indivíduos resolver os desafios da conectividade hiperlocalizada”, explica o engenheiro Kashif Ali, do Facebook. Ele criou a Endaga, empresa que já tinha este propósito e foi comprada pela rede social de Zuckerberg no ano passado.

“Muitas pessoas não percebem que criar sua própria rede celular não só é possível, mas também não requer expertise técnica substancial”

A ideia é que o OpenCellular possa ser um substituto para as caras antenas de telefonia necessárias para manter uma rede celular. O dispositivo, de pequeno porte, pode ser acoplado em árvores ou postes de luz para “suportar uma gama de opções de comunicação, desde uma rede em uma caixa a um ponto de acesso Wi-Fi, suportando tudo desde o 2G até o LTE”, explica a empresa.

 

Facebook cria aparelho que permite montar uma rede celular

 

A empresa também diz que o design (que, novamente, é open-source, o que significa que qualquer pessoa ou empresa tem acesso liberado para usá-lo) foi criado para ser o mais simples possível, para encorajar pessoas a criar suas próprias redes celulares. “Muitas pessoas não percebem que criar sua própria rede celular não só é possível, mas também não requer expertise técnica substancial”, diz Ali.

“A ideia é que um dispositivo possa suportar até 1,5 mil pessoas em até 10 quilômetros de distância”.

Em publicação em seu perfil, Mark Zuckerberg explica que o sistema foi projetado para estar aberto a todos, desde operadoras de telecomunicações, passando por pesquisadores e chegando até nos empreendedores. A ideia é que um dispositivo possa suportar até 1,5 mil pessoas em até 10 quilômetros de distância.

A companhia afirma que já testou o sistema em seus laboratórios, onde já é possível enviar mensagens SMS, fazer chamadas de voz e usar internet básica 2G por meio da plataforma.

Fonte: Olhar Digital

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News