spot_img
spot_img
29.6 C
Vila Velha

CGADB: Candidatos derrotados pedem recontagem de votos

EM FOCO

Paulo Pontes
Paulo Ponteshttps://www.searanews.com.br
Fundador e CEO da Seara News Comunicação, jornalista, cidadão vilavelhense, natural de Magé (RJ), pastor, teólogo (Teologia Pastoral e Catequética), presidente do Diretório da SBB-ES, autor do livro Você Tem Valor.

cgadb-recontagem-de-votos

Candidatos derrotados do grupo de apoio amigos do presidente, pedem recontagem de votos

Nos próximos dias 6 e 7 (maio/13), haverá reunião da Comissão Eleitoral para analisar pedidos de recontagem de votos da eleição da última Convenção Geral realizada no dia 11 de abril, em Brasília. A Comissão Eleitoral, presidida pelo pastor e promotor de Justiça do Rio Grande do Norte, Carlos Lorenzeti, convocou seus pares para discutir a pauta, distribuída por ele, contida de pedido de recontagem por candidatos derrotados. Depois, também neste mês, nos dias 22 e 23, a mesa diretora deverá reunir-se em sua sede no Rio.

Deverá também estar presente o programador da CPAD, editora da CGADB, que preparou o sistema para o cômputo geral de votos, enquanto as teses expostas serão analisadas. Caso a recontagem seja aceita, será marcada outra reunião para processar a recontagem. A reunião não garante o deferimento, o que poderá ou não ocorrer. Em princípio, não há nada que possa figurar com realce para garantir a recontagem.

Pedidos

Todos os derrotados pertencem ao grupo de apoio ao pastor José Wellington, reeleito presidente:

Um deles é Isaías Coimbra, candidato à quinta secretaria. Os dois mais votados foram Jonas Francisco, de Paracambi, com 6.932 e o próprio Isaías Coimbra, Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, com 6.141. Os dois do Rio são da Confraderj e Ceader, respectivamente. O terceiro foi o pastor Nilson Alves Filho, com cerca de 1,2 mil votos.

O outro nome da recontagem é Josias Silva, da AD-Cubatão, Baixada Santista (SP). Ele teve 7.002, mas foi suplantado por Ivan Pereira Bastos, da Confrateres-ES, com 7.236. O terceiro nome-candidato foi pastor Reginaldo Cardoso dos Santos, com 1.492 votos.

Eleito na disputa passada, em Vitória, como 2º tesoureiro, Josias Silva assumiu a 1ª após renúncia do pastor Antônio Santana, da AD em Ribeirão Preto (SP), por alegar dificuldades de acesso a informações vitais e controle da Tesouraria da CGADB.

Em alguns momentos, Josias esteve à frente na contagem dos votos, a exemplo de outros casos, mas acabou suplantado.

O outro pedido procede do pastor Nehemias Gaspar de Araújo, de Minas Gerais, candidato a 2º tesoureiro. Ele conseguiu 7.674 votos, mas quem venceu foi o também mineiro de Uberlândia, Álvaro Além Sanches, com 7.868

Conselho Fiscal

Além desses, todos os candidatos ao Conselho Fiscal e que pedem recontagem são do grupo de pastor José Wellington. Após a eleição, a composição da mesa e do Conselho Fiscal foi a seguinte: Do presidente, os 5 vices e os 5 secretários, somente o 5º secretário Jonas Francisco, não pertencia ao grupo de pastor José Wellington.

Já no Conselho Fiscal, todos os eleitos pertencem ao grupo de apoio de Samuel Câmara.

Em função do grande número de cargos e respectivos candidatos, foram estabelecidas duas cédulas: uma composta de candidatos à mesa diretora (1) e outra com os do Conselho Fiscal e Tesouraria (2).

Fatos supostamente controversos

Alguns argumentos para a recontagem escondem o real motivo, o próprio recalque pela derrota e o revanchismo. Um deles é que, muitos mesários, dos dois lados, ao tomarem conhecimento do resultado do presidente eleito, ‘jogaram tudo pro alto’. Eles abandonaram suas funções e pastas de oficialização da contagem dos votos.

No fechamento da contagem, pastor Lorenzeti, que estava acompanhado de um grupo de obreiros da AD em Natal (RN), dentre eles um juiz de Direito, tiveram dificuldades, por causa da ausência de algumas pastas. Já beirava 6h (da madrugada) quando tudo fora resolvido.

Grupos se dividiram em busca de citadas pastas, pois sem as mesmas não seria possível ‘fechar a eleição’. Por fim, foram encontradas abandonadas em cantos do local, depois de muito tempo e dor-de-cabeça.

Outro motivo é que, em alguns casos, houve pequena diferença e também porque havia disputa acirrada num verdadeiro sobe-e-desce da dianteira na contagem, porém, não parece ser consistente. Por fim, existe o fato de candidato que, em todas as urnas teve um ou dois votos e em uma delas mais de 180!

Votos do Conselho Fiscal

1ª Região (Sul)
1) Jerônimo dos Santos, 8.202
2) José Polini (Paraná), 7.243

2ª Região (Centro-Oeste)
1) Geovani Neres Leandro da Cruz, 7.977
2) Rinaldo Alves dos Santos, 7.265

3ª Região (Norte)
1) Gediel lima, 7.161
2) Joel Holder, 4.994
3) Isamar Pessoa Ramalho, 2.595

4ª Região (Nordeste)
1) Antonio José Dias Ribeiro, 7.935
2) Israel Alves Ferreira, 7.232

5ª Região (Sudeste)
1) Luiz Cezar Mariano Silva, 6.278
2) Edson Eugênio Vicente, 6.163
3) Samuel Rodrigues, 1.986

Fonte: Fronteira Final

- Publicidade -

LEIA MAIS...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News