spot_img
spot_img
29.9 C
Vila Velha

Caos na segurança do Estado do Espírito Santo vira capa dos principais jornais do mundo

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.
Caos na segurança do Espírito Santo vira capa dos principais jornais do mundo
O britânico The Guardian noticiou com o título “Brasil envia 200 soldados para controlar violência letal provocada por greve policial” – a crise na Segurança do Espírito Santo.

Sites e jornais de todo o mundo classificam a “greve da PM” como ilegal, destacam a quantidade de mortos e a paralisação do transporte público

Pedro Permuy
pvarga@redegazeta.com.br

“Bem-vindo a Vitória, uma cidade do sudeste brasileiro que agora é palco de um pesadelo criado por uma onda de criminalidade que já matou mais de 70 pessoas num espaço de dois dias”. É com essa frase que o jornal australiano News estampou sua manchete “Greve da polícia no Brasil: ruas da morte: enquanto a anarquia e o caos governam”.

Com pouca inserção na mídia internacional, as informações que têm circulado sobre Vitória e o Espírito Santo na imprensa de todo o mundo contrastam bastante com seu título de uma das melhores capitais para se viver. Desde o início da semana, o Espírito Santo também tem figurado repetidamente nas capas dos principais veículos de comunicação do mundo.

Jornais impressos e online têm destacado o número de mortes que o Estado soma e o envio de tropas nacionais para o Espírito Santo. Na manhã desta quinta-feira (9), alguns veículos internacionais também avaliaram que o caos em que se encontra a segurança capixaba pode se alastrar para outras regiões brasileiras; que a situação que o Estado vive é uma anarquia; e que a decisão da Justiça surte pouco efeito, frente ao descumprimento de recente determinação por parte da polícia.

O News, da Austrália, ainda afirmou que “a polícia abandonou o trabalho, a taxa de homicídios da cidade subiu e a ilegalidade governa”.

Caos na segurança do Espírito Santo vira capa dos principais jornais do mundo
The Wall Street Journal

“O caos incha com greve da Polícia em estado do Brasil”. É assim que o The Wall Street Journal definiu as consequências da “greve da PM” no Espírito Santo. Nesta quinta-feira (9), uma foto de Vitória foi publicada no destaque da capa do periódico americano.

O jornal ainda alertou para o que essa paralisação no Estado pode causar para o Brasil: “violência e saques provocados por uma greve policial no estado do Espírito Santo, no Brasil, continuaram pelo quinto dia consecutivo na quarta-feira (8), levantando preocupações de que o caos pode se espalhar para outras regiões do País, ameaçando medidas de austeridade do governo”.

O britânico The Guardian noticiou com o título “Brasil envia 200 soldados para controlar violência letal provocada por greve policial” – a crise na Segurança do Espírito Santo. Na matéria, o jornal frisa: “a paralisação da lei em um estado lutando com um déficit orçamentário é o exemplo mais recente de como as finanças públicas esgotadas, em meio à pior recessão do País, estão paralisando até mesmo os serviços básicos de saúde, educação, e segurança”.

Já o jornal El Comercio, do Peru, afirma que as lideranças do movimento que impede os policiais militares de trabalhar buscam uma reunião com o governador licenciado, Paulo Hartung, já que o encontro entre elas e alguns deputados foi fracassado. O site frisou que o Estado está desprotegido e salientou a quantidade de mortes alta em um período de tempo curto.

O árabe Al Jazeera afirma que “Estado brasileiro enfrenta caos mortal em meio à greve policial”. Ele destaca que muitas pessoas têm se preocupado com a situação econômica do Espírito Santo, citando que o cálculo dos prejuízos chega a R$ 90 milhões para os negócios capixabas, incluindo a depredação de centenas de lojas. Apesar da afirmação, o jornal cuja sede é no Catar diz que o governo está demandado, ainda, para fornecer estatísticas oficiais sobre crimes.

Segundo o americano Miami Herald, o Governo do Estado pede mais soldados para combater a violência. “Um governador brasileiro disse que precisa de mais homens para cooperar com a segurança do Espírito Santo”. O jornal também expõe a falta de ônibus na Grande Vitória. “Ao menos dois ônibus foram depredados e, depois de voltarem a circular, nesta quinta-feira (9) já estão guardados novamente”.

O Deutsche Welle, jornal alemão, estampou em seu título “Ataque policial mergulha o Estado brasileiro em ilegalidade”. A matéria, publicada no site do veículo europeu, afirma que o Espírito Santo já sofreu dezenas de assassinatos e centenas de assaltos em poucos dias, complementando com a informação de que homens do Exército circulam pelas ruas da Grande Vitória. Deutsche Welle ainda alfinetou a Justiça brasileira, afirmando que “um tribunal declarou a greve (dos policiais) ilegal, e o chefe da polícia do Estado foi removido do cargo, mas teve pouco efeito”.

O site japonês The Japan Times alertou para as tropas brasileiras que patrulham o Espírito Santo. Eles afirmam que já chega a 70 a quantidade de mortes em meio à greve da Polícia Militar. The Japan Times destaca ainda que hospitais, lojas e escolas permanecem fechadas. “Um tribunal ordenou que os manifestantes pusessem fim ao seu bloqueio, mas as manifestações fora do quartel continuaram”, o periódico também citou. O site também lembra que “a Polícia Militar do Brasil, que patrulha as cidades do maior país da América Latina, é impedida por lei de entrar em greve”.

O jornal suíço Aargauer Zeitung também destacou os acontecimentos do Estado, com fotos de Vitória. A matéria está censurada, e só pode lê-la quem tem mais de nove anos de idade.

Fonte: Gazeta Online / pvarga@redegazeta.com.br

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News