spot_img
spot_img
27.8 C
Vila Velha

Blue Monday: o dia mais triste do ano, é apenas uma ação de marketing

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Terceira segunda-feira de janeiro, "Blue Monday", ganhou fama de dia mais melancólico do ano em pesquisa encomendada por marca.

Dia mais triste do ano, Blue Monday é apenas uma ação de marketingTristeza: estudo estabeleceu que a terceira segunda-feira de janeiro é o dia do ano na qual as pessoas se sentem mais tristes.

Há alguns anos, a terceira segunda-feira de janeiro ganhou a inglória fama de Dia Mais Triste do Ano. A data ficou conhecida como Blue Monday, e seu renome de descoberta científica espalhou-se como lenda urbana mundo afora, principalmente nos países de língua inglesa.

O que poucos sabem é que a ideia anunciada como fruto de pesquisa matemática é, na verdade, uma ação de marketing transformada em verdade para a sorte da marca anunciante, o canal de TV britânico Sky Channel, explicam o jornal inglês The Guardian e a revista Inc.

Tudo começou com o estudo de um certo psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, que chegou à uma equação que apontaria o dia mais melancólico do ano. Publicado em 2005, o cálculo levaria em consideração a meteorologia do período, as dívidas realizadas no Natal, a queda da motivação e uma crescente cobrança para realizar conquistas no ano que se inicia.

Por mais que janeiro possa ser um mês difícil, a pesquisa de Arnall não tem embasamento científico e foi feita por encomenda da anunciante, afirmam os veículos. Seu artigo não fora publicado em nenhum jornal acadêmico, e sim diretamente em um material de divulgação da Sky Travel. E virou verdade depois disso.

A ideia da marca, descobriu-se, era promover o desejo de viajar e estimular possíveis clientes a espantar a tristeza através do turismo. Considerando que todos os anos a data volta à tona, a estratégia de gosto duvidoso ajudou a Sky Travel a fazer (muito) barulho até hoje.

Fonte: Exame

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News