spot_img
spot_img
22.2 C
Vila Velha

Assembleia de Deus em Cuiabá (MT) inaugura novo Templo Sede

EM FOCO

Seara News
Seara News
SEARA NEWS é o primeiro portal cristão no Estado do Espírito Santo, um aporte eficaz na comunicação, com conteúdo informativo orientado por linha editorial baseada nos princípios bíblicos; e enfoca os matizes do contexto cristão ao redor do mundo.

Assembleia de Deus em Cuiabá (MT) inaugura novo Templo-Sede | Seara News

Culto de gratidão pela obra aconteceu na noite de 1 de agosto e reuniu milhares de Assembleianos

O pastor Sebastião Rodrigues de Souza assumiu a igreja AD em Cuiabá no dia 12 de dezembro de 1974, com a presença do saudoso pastor Cícero Canuto de Lima, do nosso atual presidente da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa, do pastor Carlos Padilha, pastor Lázaro Benedito Alves e muitos outros que conosco prestigiam a inauguração do Novo Templo da Sede das AD. Em junho de 1976 inaugurava o novo e reformado Templo Sede, o atual templo sede na rua Arnaldo de Matos, e em 1985 começaram a construção do Grande Templo e em 7 de julho de 1996 o Grande Templo era inaugurado para a Glória de Deus.

Hoje a Assembleia de Deus conta com mais de 1000 templos em todo o Estado de Mato Grosso, com o Grande Templo em Cuiabá e Sinop, e inaugura o Novo Templo da Sede em Cuiabá para comportar mais de 3 mil fiéis.

O templo teve sua pedra fundamental lançada no dia 19 de Junho de 2010, esta foi a data oficial do início das obras, porém os projetos deste novo templo iniciaram em março de 2009, onde em pouco mais de um ano tivemos os projetos aprovados e a obra iniciada. Assim a obra ficou pronta em pouco mais de 6 (seis) anos e 6 (seis) meses.

O Novo Templo tem a dimensão de 26×60 metros, com 4 pavimentos, incluso biblioteca, cantina, enfermaria, salas de aula, nave, púlpito, galeria, mais de 30 sanitários, berçário e acessibilidade total com rampas e 2 elevadores. Sendo que o templo e o anexo tem o total de 5.191,67 metros quadrados de área construída, instalados no terreno de 8.365,59 metros quadrados de terreno. A construção com seu anexo ocupa pouco mais que 40% da área do terreno.

Possui o sistema de som eletro acústico EVOLUTONE da alemã Clearvoice Systems (CVS). Totalmente digital distribui o som em todo o ambiente de forma calculada e equilibrada para que seja audível uniformemente.

Na época que a igreja foi planejada a meta era atender a legislação urbana de Cuiabá, que previa uma vaga para cada 50m² de área construída. Para uma edificação de 5.191,67m² era necessário prever 104 vagas de estacionamento. Porém projetamos o espaço para comportar 230 vagas de estacionamento entre vagas de acessibilidade, carros e motos. Porém somos consciente que as condições bem sucedidas dos nossos fiéis permitiram que houvesse uma média de 1 veículo para cada 5 fiéis, sendo assim estamos realizando parcerias com os estacionamentos na região do templo aos quais ficaram disponíveis para atender as demandas em casos de eventos especiais. Programamos uma média de 1000 (mil) vagas de estacionamentos distribuídas num raio de 300 metros do novo templo.

Não, este não é o maior templo das Assembleias de Deus em Mato Grosso, temos o Grande Templo em Cuiabá e o Grande Templo em Sinop, porém estes templos são voltados para os eventos da igreja e são utilizados apenas em ocasiões especiais, já este Novo Templo da Sede das Assembleias de Deus em Cuiabá é o maior templo religioso das Assembleias de Deus em Mato Grosso destinado ao culto cotidiano, ao uso convencional como templo religioso dentro da nossa igreja.

Este templo é complementar ao da Sede das Assembleias de Deus, ao templo antigo, o primeiro situado na Rua Arnaldo de Matos, continuará a ser a sede das igrejas AD em Cuiabá e região. O Templo Sede continuará em plena atividade e os cultos serão distribuídos entre os dois templos, sendo que nas Segundas, Quartas, Quintas, Sextas e dois Sábados do mês os cultos continuarão sendo realizados no Templo Sede, enquanto nas terças, dois Sábados do mês e nos Domingos os cultos serão realizados no Novo Templo da Sede.

O Novo Templo conta com uma infraestrutura de segurança civil e de combate à incêndio de primeira linha, com o tempo total de evacuação em menos de 12 minutos e câmeras em todos os ângulos do prédio, pode confiar tranquilamente que com a proteção do Senhor Deus e a infraestrutura instalada podemos apenas concentrar no louvor e adoração do Senhor. E vale lembrar como a Bíblia diz no Salmo 127.1: “Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

A ideia da construção surgiu quando alguns fiéis começaram a ter visões de um novo templo para a nossa igreja, e soma-se às revelações a condição que o templo sede atual já não comportava mais o número de frequentadores. Sendo assim Deus abriu as portas para que conseguíssemos comprar o terreno e construir o novo templo. Quando Deus está ao nosso lado e tudo está a favor, não há impedimentos e tudo contribui para a Obra de Deus.

Quanto à arquitetura do novo templo se deu da forma mais participativa possível. Foi discutido com a igreja desde a fachada do Templo, as questões de poltronas, locais de músicos, cantores, e sua decoração. A melhor forma de projetar uma arquitetura eficiente é quando se atende às demandas e interesses dos usuários, e quando se faz isto agradando a Deus, aí é certeza de um bom resultado.

Mas esta obra não se pode dar ao mérito do conhecimento humano, pois é Deus que capacita, mas sim podemos crer no que diz em Isaías 41.20: “Para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do Senhor fez isto, e o Santo de Israel o criou”.

Enfim podemos afirmar que este Novo Templo da Sede das Assembleias de Deus foi feito pelas mãos dos que doaram, pelos joelhos dos que oraram e pelo amor e dedicação dos que aqui trabalharam em favor da fé.

 Fonte: Grande Templo via Tiago Bertulino

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News