spot_img
spot_img
24.4 C
Vila Velha

Ano Novo, esperança de uma vida melhor?

EM FOCO

Valério Proença
Valério Proença
Teólogo, com formação em Aconselhamento Bíblico pelo Nutra, pastor da Primeira Igreja Batista em Riviera da Barra, Vila Velha/ES, apresentador do Programa Conselho Bíblico da Rádio web Seara News.

O ano novo, infelizmente, não acaba com a injustiça praticada debaixo do sol.

Ano Novo, esperança de uma vida melhor?"…Olhar para a vida como ela realmente é…"

Valério Proença

Parece que a mística do ano novo parte de corações que colocam toda a sua esperança nesta vida. “Tudo o que eles querem é que suas vidas deem certo e que nada de ruim aconteça. Se suas contas bancárias engordarem, se a saúde do corpo for uma realidade e o amor acontecer, o que mais se pode querer desta vida?  Pensar em algo novo e melhor, faz um bem a alto-estima de qualquer um. Por algumas horas é possível imaginar que tudo vai melhorar. É como diz o cancioneiro popular: “Sonhar não custa nada”.

Ninguém quer olhar para a vida como ela realmente é. Por isso considerar o que disse Salomão, é uma maneira segura de viver cada ano priorizando o que é melhor, e estar preparado para lidar com as circunstâncias adversas da vida.

Há dias que tudo parece dar certo, mas há dias que tudo acontece ao contrário do desejado. A questão é como vou lidar, tanto com um, como com o outro. Salomão disse: “Alegra-te no dia da prosperidade, mas no dia da adversidade considera…” (Ec 7.14). Sabe por quê? “Deus fez tanto um como o outro”. Há um Deus!

Há outra questão importante. Nem sempre vence o melhor. Todos, indistintamente, “… dependem do tempo e do acaso” (Ec 9.11). Um simples desejar não fará do ano de ninguém um ano melhor. Então, o melhor a fazer, mais do que ficar na expectativa de um “ano novo” melhor é: “Tudo quanto te vier às mãos para fazer, faze-o com todas as tuas forças, porque na sepultura, para onde vais, não há trabalho, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria” (Ec 9.10).

Antes de achar que “pensar positivamente” é uma boa alternativa, considere que há um Deus Criador, Soberano e que faz prevalecer seus planos e propósitos. “Tudo tem uma ocasião certa, e há um tempo certo para todo o propósito debaixo do céu” (Ec 3.1 – leia todo o capítulo).

O ano novo, infelizmente, não acaba com a injustiça praticada debaixo do sol (Ec 4.1). O ano novo não acaba com a ganância que leva a pessoa a trabalhar e não ter tempo de desfrutar do resultado do seu trabalho (Ec 4.8). O ano novo não tem o poder de levar pessoas a uma vida de dependência e obediência a Deus. O ano novo não muda a vida de ninguém, apenas é mais uma oportunidade dada pelo Criador às suas criaturas, para que se lembrem dEle. “Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias difíceis e cheguem os anos em que dirás: não tenho prazer neles” (Ec 12.1). Haverá sempre esperança para os que se lembram do Senhor e confiam suas vidas a Ele. Que Deus nos ajude a permanecer firme neste novo ano e nos próximos que Ele, por sua graça e misericórdia, conceder. Vivamos para a glória e louvor dEle.

Pr. Valério Proença

____________________
Obs.: É permitido a cópia para republicações, desde que cite o autor e as respectivas fontes principais e intermediárias, inclusive o Seara News informando o link www.searanews.com.br. Mais informações em nossa página: “Jurídico”.

- Publicidade -

LEIA MAIS...

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA TAMBÉM

ARTIGOS E DEVOCIONAIS

- Publicidade -
Suprema Contabilidade
- Publicidade -Anuncie em Seara News
- Publicidade -
Rádio Seara News