10 livros que você deveria ter em sua biblioteca

0
132

10 livros que você deveria ter em sua biblioteca

Por Daniel Buanaher

Depois de uma aula, na igreja, em conversas com amigos e irmãos, não raro alguém me pergunta:Que livro me recomendarias a ler? – É uma boa pergunta, e creio que ela reflete o desejo de conhecer mais o nosso Deus e viver da melhor forma a vida cristã. Um ótimo exemplo disso é o apóstolo Paulo que mesmo estando no cárcere, à beira da morte, pede que lhe tragam abrigo e livros (2 Tm 4.13). Já pensou? Mesmo estando no corredor da morte, o velho queria ler!

E como, recentemente, Jared C. Wilson publicou uma lista de livros que todo lar cristão deveria ter, me animei a escrever algumas sugestões, pensando no que temos disponível em Português. Não é uma lista exaustiva, obviamente, mas acho que será um bom começo. Sem mais, eis a lista:

  1. Uma boa Bíblia de Estudo

Cada um deve ter sua própria Bíblia, é claro. Mas é bom ter pelo menos uma boa Bíblia de Estudo para auxiliá-lo em seus estudos ou em momentos devocionais. Em geral recomendo:

  • Bíblia de Estudo A.W. Tozer
  • Bíblia de Estudo Palavras Chave
  • Bíblia de Estudo Genebra
  1. Uma boa Teologia Sistemática

Teologia Sistemática é outro tipo de livro que vale a pena devorar pouco a pouco. Ajuda a entender melhor o que significam as diversas ideias e conceitos que Bíblia carrega. Aqui estão algumas:

  • Teologia Sistemática de Wayne Grudem
  • Teologia Sistemática de Louis Berkhof
  • Teologia Sistemática de Millard J. Erickson
  1. Um bom Comentário Bíblico

Há muitos bons comentários que estudantes sérios da Palavra de Deus devem aproveitar-se.  Eu, geralmente, costumo usar:

  • Comentário Bíblico do Novo Testamento de William Barclay
  • Comentário Bíblico de Matthew Henry
  • Novo Comentário Bíblico Beacon
  1. Um bom livro sobre História da Igreja.

Uma das coisas que mais me dediquei a ler nesses anos de academia é sobre os marcos históricos da Igreja. Aliás, eu concordo  com Justo González quando diz que a história da igreja é a nossa história. Contudo, em lugar de começar com o nosso nascimento, começa alguns séculos antes. Então, seguem alguns livros que contam a nossa história:

  • A História Ilustrada do Cristianismo, Justo L. Gonzalez
  • História da Teologia Cristã, Roger Olson
  • O livro dos Mártires, John Foxe
  1. Um bom livro de ficção

O que mais tenho lido ultimamente é sobre a produção artística de cristãos, com especial atenção na produção literária ficcional. Deixo-vos algumas sugestões:

  • O Peregrino de John Bunyan
  • As Crônicas de Nárnia de C.S. Lewis
  • As Crônicas de Olam do brasileiro L.L. Wurlitzer
  • O Senhor dos Anéis de R.R. Tolkien
  1. Confissões de Santo Agostinho

Escrito há mais de 16 séculos, por alguém que viveu num contexto muito diferente de nós, e mesmo assim continua nos falando como se fosse um amigo que nos conhece intimamente, orando conosco. Poucos pensadores foram muito importantes na história da igreja como este africano.

  1. Cristianismo Puro e Simples de C.S. Lewis

Mais uma vez Lewis. E há motivos que sobram para isso: poucos livros conseguem ter tanta força devocional, apologética e transformadora como este clássico do Lewis.

  1. O Conhecimento de Deus de J.I. Packer

Num passado muito recente li o Conhecimento de Deus. Foi tarde, reconheço. Mas, como diz o ditado: antes tarde do que nunca. Livro extremamente essencial para círculos devocionais, evangelísticos, classes para novos membros da igreja e um meio de benção para todo o tipo de pessoa. Como já ouvi Jonas Madureira se referir a ele: é mais um livro que não deveria passar desta vida para a outra sem ler.

  1. A Morte da Razão de Francis Schaeffer

Schaeffer é um dos pensadores cristãos que mais me influenciaram. Principalmente, pelo seu esforço em pensar o cristianismo socialmente. A Morte da razão é um exemplo disso, responde as seguintes perguntas: “como entender a nossa sociedade e comunicar-lhe o evangelho?”, “Como o pensamento e a cultura chegaram até aqui?”.

  1. Pentecostal de Coração e Mente de Rick Nañez

É com muito pesar que vejo manifestações anti-intelectuais no seio pentecostal. Esse problema é muito antigo e ainda resiste ao tempo. Neste ótimo livro, o pastor Nañez combate essa mentalidade anti-teológica presente nos círculos evangélicos.

Como disse antes, esta lista não pretende ser exaustiva. É um caminho. Poderia incluir dicionários, livros de hermenêutica e muitos outros que certamente o auxiliarão no estudo da Palavra de Deus. Mas tens aqui uma boa lista começar e sinta-se à vontade de procurar mais.

ESCREVA UM COMENTÁRIO

Escreva seu comentário!
Por favor, digite seu nome

quatro × 5 =